QUAL É O LUGAR DA MACUMBA?
Resumen
O presente relato visa a apresentação da realidade da sala de aula de uma escola situada na periferia de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, levando em consideração o contexto proporcionado pelo estágio curricular supervisionado I, do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A experiência vivenciada em uma escola de Ensino Fundamental de Campo Grande nos trouxe as questões que envolvem a efetividade do ensino da Cultura Afro-Brasileira na escola, nos confrontando acerca de seus equívocos e reproduções no contexto escolar. Articulando teóricos que estudam/questionam o ambiente escolar e a postura do professor (mais especificamente de Arte) abordaremos as influências diretas que afetam o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do aluno quando em face ao desconhecimento da instituição a respeito de assuntos que permeiam a cultura afro-brasileira. Abordamos também as leis que regulamentam o ensino da cultura dos povos que constroem a cultura brasileira (indígenas e africanos) promovendo assim reflexões que articulam a prática da capoeira de Angola(influência africana na cultura brasileira), com a disciplina de Arte e mais especificamente com a linguagem da Dança na Educação Básica. Para tanto foi necessária uma pesquisa bibliográfica que justifica-se a importância, necessidade e relevância de tais assuntos no currículo escolar, conjuntamente com reflexões acerca da autonomia dos professores perante os conteúdos a serem abordados em sala de aula. A metodologia abordada pode influência a interpretação e construção do conhecimento dos alunos? Acreditamos que sim, pois se não alterasse, não haveria motivos para a escrita deste relato.