REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DO ENSINO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO - UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS EMEIs DE CAMPO GRANDE-MS

Autores/as

  • Elisângela Rodrigues FURTADO Secretária Municipal de Educação de Campo Grande - MS

Resumen

O objetivo deste artigo é relatar a experiência dos autores em uma atividade metodológica realizada com professores e alunos de duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) de Campo Grande-MS.  Para tanto, utilizou-se da abordagem Critico-Emancipatória. As atividades foram realizadas em 19 de maio de 2015, com quatro salas da Educação Infantil (grupo II, III, IV e V).  No dia 25 de maio foram   realizadas aulas de Educação Física Escolar com abordagem critico emancipatória em 6 turmas (2 salas do grupo II e III) e (2 salas do grupo IV e V). Foi elaborado um plano de aula de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Campo Grande-MS (SEMED), utilizando a abordagem crítica emancipatória. Todos os alunos participaram das atividades propostas, conseguiram pensar em diferentes movimentos realizados pelos ser humano e animais (andar, correr, saltar, rolar), vivenciaram a história, imaginaram diferentes situações, e recriaram várias situações do seu cotidiano através do movimento. Para tanto, foram utilizadas todas as etapas da abordagem Critica-Emancipatória. Os principais achados foram: é possível trabalhar essa abordagem em todas as etapas da Educação Básica. Todos os alunos conseguiram participar ativamente das atividades.  Para que ocorrera uma prática docente que envolva a abordagem Critica-Emancipatória, é necessária uma organização metodológica durante a construção do planejamento. Sugere-se para novos estudos aulas com diferentes eixos e conteúdo, que abarquem a abordagem Critica-Emancipatória, nas diversas etapas da Educação Básica.

Biografía del autor/a

Elisângela Rodrigues FURTADO, Secretária Municipal de Educação de Campo Grande - MS

Mestre em Educação

Especialista em Gestão Escolar e Treinamento Desportivo

Licenciatura Plena em Educação Física

Técnica Educacional da Semed

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

FURTADO, E. R. (2019). REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DO ENSINO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO - UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS EMEIs DE CAMPO GRANDE-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 993–1003. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5682