REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DO ENSINO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO - UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS EMEIs DE CAMPO GRANDE-MS
Abstract
O objetivo deste artigo é relatar a experiência dos autores em uma atividade metodológica realizada com professores e alunos de duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) de Campo Grande-MS. Para tanto, utilizou-se da abordagem Critico-Emancipatória. As atividades foram realizadas em 19 de maio de 2015, com quatro salas da Educação Infantil (grupo II, III, IV e V). No dia 25 de maio foram realizadas aulas de Educação Física Escolar com abordagem critico emancipatória em 6 turmas (2 salas do grupo II e III) e (2 salas do grupo IV e V). Foi elaborado um plano de aula de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Campo Grande-MS (SEMED), utilizando a abordagem crítica emancipatória. Todos os alunos participaram das atividades propostas, conseguiram pensar em diferentes movimentos realizados pelos ser humano e animais (andar, correr, saltar, rolar), vivenciaram a história, imaginaram diferentes situações, e recriaram várias situações do seu cotidiano através do movimento. Para tanto, foram utilizadas todas as etapas da abordagem Critica-Emancipatória. Os principais achados foram: é possível trabalhar essa abordagem em todas as etapas da Educação Básica. Todos os alunos conseguiram participar ativamente das atividades. Para que ocorrera uma prática docente que envolva a abordagem Critica-Emancipatória, é necessária uma organização metodológica durante a construção do planejamento. Sugere-se para novos estudos aulas com diferentes eixos e conteúdo, que abarquem a abordagem Critica-Emancipatória, nas diversas etapas da Educação Básica.