ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E CONTENÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS: AS PROPOSTAS GOVERNAMENTAIS NA REGIÃO NORDESTE

Authors

  • Maria Cecília Wacheleski MATTER UFPR – Palotina
  • Loriane TROMBINI UFPR – Palotina

Abstract

Este projeto visa identificar estratégias e ações de prevenção e contenção ao bullying escolar, indicadas pelas políticas governamentais das Secretarias de Educação da região Nordeste do Brasil. O intuito é destacar quais subsídios tais instâncias educacionais estão dando às escolas de sua rede, visto que a maioria dos estados brasileiros possui leis antibullying aprovadas e no ano de 2015 foi aprovada uma lei de âmbito nacional que indica que todas as escolas da rede pública e particular devem possuir um plano antibullying. Esta investigação caracteriza-se como um estudo descritivo e exploratório de caráter qualitativo. Os dados foram coletados via pesquisa documental, consultando os sites oficiais das Secretarias de Educação da região Nordeste. Foram selecionadas as ações publicadas após julho 2013 até dezembro de 2016, já que os dados do período anterior já foram coletados e publicados em tese doutoral. Desta forma, será possível fazer um comparativo com dados já publicados e destacar avanços nas políticas públicas educacionais estaduais brasileiras, se comprovadas. Os dados foram coletados, organizados e processados via análise de conteúdo, considerando objetivos, métodos e/ou procedimentos empregados, resultados esperados e/ou alcançados. Nos nove estados da região encontramos apenas um projeto de prevenção à violência que aborda o bullying e algumas ações pontuais que, de modo geral, referem-se à capacitação docente através de palestras, seminários e curso online. Ainda são necessárias mais políticas públicas educacionais que impulsionem a formação docente.

Published

2017-11-20

How to Cite

MATTER, M. C. W., & TROMBINI, L. (2017). ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E CONTENÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS: AS PROPOSTAS GOVERNAMENTAIS NA REGIÃO NORDESTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 20–39. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4103