APRENDENDO SEQUÊNCIA NUMÉRICA COM UMA TURMA DE 3º ANO
Abstract
Este estudo se deu a partir de uma prática pedagógica vinculada ao Programa Residência Pedagógica (PRP), nas aulas de matemática, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Objetivamos, com este texto, descrever a experiência nas aulas da disciplina de matemática principalmente como ocorreu a atividade do qual optamos por trabalhar o conteúdo “sequência numérica”. Nesse sentido, percebemos que alguns dos alunos não estavam compreendendo o que era sequência numérica e muitos apresentavam - ainda - ausência de reconhecimento dos algarismos. A partir disso, foi proposto uma atividade denominada como “teia de aranha”, onde foram organizados números de 1 a 30. Por conseguinte, foi distribuído em roda e depois foi dado um barbante no qual os alunos o arremessavam entre si para obter o seguinte número. A participação em jogos de grupos também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para o estudante e um estímulo para o desenvolvimento de sua competência matemática (BRASIL, 1998). Ressaltamos que aprender por meio de brincadeiras fica mais fácil e atrativo a fim de que os alunos compreendam o que estão estudando. Observamos que depois da aula os alunos conseguiram internalizar a compreensão de sequência numérica. A proposta diferenciada de atividade trouxe mais incentivo à aprendizagem do conteúdo matemático. Para Rizzo (1996), os jogos que mantém seu caráter lúdico garantem que a criança possa interagir de forma espontânea, e assim o professor tem condições de possibilitar o crescimento do seu aluno e auxiliá-lo, de forma aprimorada, à ter mais intimidade e interesse com a disciplina de matemática.