APRENDENDO SEQUÊNCIA NUMÉRICA COM UMA TURMA DE 3º ANO

Autores/as

  • Daiane Medina LARROZA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATOGROSSO DO SUL
  • Celia ORTEGAS DE OLIVEIRA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Resumen

Este estudo se deu a partir de uma prática pedagógica vinculada ao Programa Residência Pedagógica (PRP), nas aulas de matemática, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Objetivamos, com este texto, descrever a experiência nas aulas da disciplina de matemática principalmente como ocorreu a atividade do qual optamos por trabalhar o conteúdo “sequência numérica”. Nesse sentido, percebemos que alguns dos alunos não estavam compreendendo o que era sequência numérica e muitos apresentavam - ainda - ausência de reconhecimento dos algarismos. A partir disso, foi proposto uma atividade denominada como “teia de aranha”, onde foram organizados números de 1 a 30. Por conseguinte, foi distribuído em roda e depois foi dado um barbante no qual os alunos o arremessavam entre si para obter o seguinte número. A participação em jogos de grupos também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para o estudante e um estímulo para o desenvolvimento de sua competência matemática (BRASIL, 1998). Ressaltamos que aprender por meio de brincadeiras fica mais fácil e atrativo a fim de que os alunos compreendam o que estão estudando. Observamos que depois da aula os alunos conseguiram internalizar a compreensão de sequência numérica. A proposta diferenciada de atividade trouxe mais incentivo à aprendizagem do conteúdo matemático. Para Rizzo (1996), os jogos que mantém seu caráter lúdico garantem que a criança possa interagir de forma espontânea, e assim o professor tem condições de possibilitar o crescimento do seu aluno e auxiliá-lo, de forma aprimorada, à ter mais intimidade e interesse com a disciplina de matemática.

Biografía del autor/a

Daiane Medina LARROZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATOGROSSO DO SUL

Bolsista do Programa Residência Pedagógica. Discente no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Celia ORTEGAS DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Bolsista do Programa Residência Pedagógica. Discente no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Ponta Porã. 

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

LARROZA, D. M., & ORTEGAS DE OLIVEIRA, C. (2019). APRENDENDO SEQUÊNCIA NUMÉRICA COM UMA TURMA DE 3º ANO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 1117. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5749