INCENTIVANDO O CONHECIMENTO DE FUNGOS
Resumo
Os microrganismos são referidos comumente pelas doenças que causam, embora a maior parte deles realize grande diversidade de ações no nosso cotidiano, sendo a maioria delas benéfica. O conteúdo de microbiologia é normalmente abordado apenas de forma teórica nas redes de ensino, o que gera dificuldades de compreensão por parte dos alunos, pois a maioria dos microrganismos não é visível a olho nu, tornando-se assim, uma ciência um pouco abstrata. Nessa perspectiva, a presente ação realizada com alunos da sétima série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Abigail Borralho, de Dourados, MS, objetivou preparar e aplicar recursos didáticos como palestra e aula prática para a área da micologia, bem como demonstrar a sua importância, relacionando-a com situações cotidianas, além de incentivar a disseminação do conhecimento adquirido em suas respectivas comunidades. Durante a atividade foi feita exposição teórica, seguida de prática com montagem de lâmina e observação microscópica de fungos uni e multicelulares, e observação de macrofungos com o uso de lupa. A avaliação foi individual feita por meio de relato escrito dos conteúdos apreendidos pelo aluno. Os resultados desses relatos foram organizados em categorias (Cat.), sendo Cat. I-Características de fungos (ex.: morfologia, habitat, reprodução), 5 alunos (20,8%), Cat. II-Relação com o homem (ex.: uso como alimento, produtor de toxina, de antibiótico, de etanol, praga de plantações), 4 alunos (16,7%), Cat. III- soma das categorias I e II, 10 alunos (41,7%), e 5 alunos (20,8%) não tiveram bom aproveitamento. Ainda, ao todo, incorreções conceituais foram encontradas em relatos de 9 alunos (37,5%). Constatou-se através das atividades que o maior percentual de alunos (41,75) foi capaz de expressar nos relatos conceitos relacionados às características dos fungos, bem como a relação desses com o homem. Além disso, durante as atividades, os alunos se mostraram empolgados e interessados, havendo o levantamento de dúvidas e curiosidades por parte dos educandos sobre o tema abordado. Esta interação foi fundamental para o desenvolvimento, não apenas dos alunos da rede de ensino que receberam aula mais aprofundada sobre fungos, mas também para os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que organizaram e desenvolveram as atividades teórico-práticas, pois assim se prepararam para futura carreira como docente. Os resultados foram considerados satisfatórios, porém apontando para a retomada do conteúdo a fim de aprofundar o aprendizado.