PROJETO MAIS CIÊNCIAS NA INSTITUIÇÃO PESTALOZZI: CONVÍVIO E APRENDIZADO MÚTUO

Victor Francisco Benites Alvares, Mirian Xavier

Resumo


O projeto “Ambiente natural e ambiente modificado: Cataratas do conhecimento” foi escrito pelas docentes da Associação Pestalozzi de Dourados - MS, e desenvolvido em parceria com graduando do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX). Dessa forma, foram preparadas diversas atividades tais como: microscopia, pinturas, modelagem, teatro, contação de histórias, pintura facial e a mostra de nossa coleção de animais fixados, sempre abordando conceitos relacionados à biodiversidade das cataratas do Iguaçu, PR. O objetivo desse trabalho é relatar as atividades desenvolvidas com a coleção de animais fixados e pela pintura facial, com os alunos da Pestalozzi, realizada durante o mês de novembro de 2017. Os conceitos foram abordados de maneira lúdica, demonstrando os animais que poderiam encontrar durante a futura viagem nas cataratas do Iguaçu, PR. A maioria dos alunos ficou curiosa e interagiram bastante, durante a atividade. A pintura facial teve como objetivo descontrair os alunos para que os mesmos se divertissem e ficassem menos inibidos ao se aproximarem da coleção de animais fixados. O grande desafio para trabalhar com alunos que possuem necessidades especiais está na elaboração de recursos didáticos que incluam esses alunos no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento de suas potencialidades em busca de melhorar sua autonomia e participação na sociedade em que vivem. Ao final, é possível afirmar que trabalhar com os alunos da associação Pestalozzi possibilitou mudar o modo excludente e inacessível com que a Ciência, muitas vezes, tem sido tratada. Assim, os alunos foram participantes ativos no processo educacional, que através de atividades práticas possibilitou o aprendizado dos conceitos propostos aos mesmos. Com essa atividade podemos afirmar que o objetivo do projeto “Mais Ciências” foi atingido, uma vez que promoveu a interação do ambiente universitário com instituições e escolas da rede básica de ensino, levando atividades práticas e diferenciadas para os alunos.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.