JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Paula Indianara Peixoto da Silva, Mirian Xavier

Resumo


O jogo didático tem se mostrado um grande aliado dos educadores no processo de ensino-aprendizagem. Este recurso pedagógico estimula o desenvolvimento social dos estudantes, melhora a relação aluno-professor, além de proporcionar uma assimilação de conteúdo de forma lúdica e significativa. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o resultado da aplicação de um jogo didático sobre célula, numa escola estadual no município de Deodápolis, -MS, com alunos do ensino médio. O jogo é composto por um tabuleiro com quatro trilhas, além disso possui um total de cinquenta cartas, sendo dez cartas surpresa, vinte cartas nível fácil, vinte cartas nível intermediário, dez cartas nível difícil .Todas as quatro trilhas possuem dez casas sendo que em todas elas haverá três casas nível fácil, três casas nível intermediário, duas para perguntas surpresa e duas nível difícil que estarão em ordem diferente em cada uma das trilhas. Cada resposta certa dá direito ao jogador de avançar uma casa, e caso erre a pergunta, o jogador permanece onde está, salvo quando a pergunta respondida pertencer ás perguntas surpresa, que dará ao jogador a oportunidade de avançar duas casas caso acerte ou fará com que volte duas casas caso erre a pergunta. O adversário posterior fará a leitura das perguntas correspondentes aos níveis de dificuldade dispostas na trilha. Cada carta com pergunta conterá as opções verdadeiro ou falso para resposta..Será considerado o vencedor aquele que chegar primeiro ao centro do tabuleiro na casa “Chegada”. O jogo foi aplicado durante a aula de Biologia e ao final foi possível perceber que os alunos se mostraram muito mais confiantes e dominando o conteúdo de células anteriormente trabalhado em aulas teóricas pela professora regente.Através desse projeto pode-se constatar a importância dos jogos didáticos como recurso pedagógico que facilita o ensino de ciências além de proporcionar troca de vivências importantes para a formação de futuros profissionais da educação.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.