APRENDIZADO E CONVIVÊNCIA NA INSTITUIÇÃO PESTALOZZI

Autores

  • Antonio Carlos Stradioto Melo
  • Mirian Xavier

Resumo

A abordagem de temas de ciências com alunos especiais é de grande importância, pois auxilia no aprendizado de conceitos, de maneira que valorizem suas diferenças pessoais e que sejam capazes de desenvolver suas potencialidades de forma integral. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência obtida na Associação Pestalozzi no município de Dourados-MS, em novembro de 2017. Foi realizada a apresentação de um teatro, que abordava características de biomas e algumas espécies de animais presentes nas Cataratas do Iguaçu, PR, tendo em vista a preparação dos alunos, dessa instituição, que iriam realizar uma viagem para conhecer as Cataratas. Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX) e alunos do curso de Ciências Biológicas, elaboraram e coordenaram a apresentação do teatro. O teatro foi apresentado por cinco alunos, sendo assim, cinco personagens que estavam em uma viagem fictícia para as Cataratas do Iguaçu, PR. Conforme os personagens interagiram, vídeos e fotos das cataratas, com animais e vegetação, foi reproduzido ao fundo em slide. A caixa de som reproduzia o barulho das cataratas e animais locais, ressaltando os cuidados e características do local. Importante ressaltar que, os personagens, ao longo da sessão, interagiam com o grupo de alunos que estavam presentes. De início, todos estavam envergonhados, mas logo depois da primeira interação, com um toque de comédia, todos começavam a perguntar e alterar todo o rumo do teatro, que nos fizeram a modificar várias vezes a nossas ações, com o objetivo de atingir melhores resultados. Todos ficaram admirados com o barulho das cataratas e se mostraram ansiosos para a viagem que a escola havia programado para as Cataratas do Iguaçu, PR. Os alunos demostraram um enorme interesse na atividade, nos certificando que a nossa estratégia de apresentação estava seguindo de maneira correta, uma vez que estava proporcionando aproximações com conceitos de ciências de forma com que os alunos tivessem possibilidade de desenvolver suas potencialidades em busca de melhorar sua participação na sociedade em que vive. A partir dessa experiência, pode-se reconhecer a importância de atividades dessa natureza para com os alunos de necessidades especiais. Os mesmos tiveram a oportunidade de conhecer sobre as características do bioma das Cataratas do Iguaçu, PR, e das espécies de animais ali presentes. É de suma importância realizar atividades com alunos de escolas especializadas, pois aproximamos o ensino em ciência e a pesquisa, que se mantém nas fronteiras da universidade, para com os alunos da educação especial.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Melo, A. C. S., & Xavier, M. (2019). APRENDIZADO E CONVIVÊNCIA NA INSTITUIÇÃO PESTALOZZI. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5520

Edição

Seção

SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)