PRÁTICAS E METODOLOGIAS NA MONITORIA

Autores/as

  • Jeferson Marcimiano Rerostuk UEMS
  • Vera Lucia Guerra UEMS

Palabras clave:

Pedagogia, Monitoria, Profissional

Resumen

Ao entrar em uma graduação há uma preocupação de ambas as partes, do profissional da educação e o acadêmico, encontramos diversos desafios, como: pensar em disponibilidades de professores, trabalhos acadêmicos, provas e aplicações; fazem parte do processo de graduação. Em toda a academia encontram-se possibilidades de aprimoramento acadêmico e profissional. Neste sentido, a monitoria contribui para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem, com o papel de aproximar a relação entre alunos, criando um vínculo primordial entre matéria, professor e aluno. O objetivo deste texto é relatar as experiências e métodos de práticas na monitoria. em função de monitor, as minhas práticas e objetivos se referem a organização de material, oferecimento de auxílio para conteúdos e sugestões de material. Em relação a experiências em campo como monitor, enfatizo as leituras de textos; organização de conteúdos, houve recortes de livros para a preparação de materiais; flexibilidade de comunicações, houve momentos de ouvidoria, alunos me procuraram para organização de estrutura de trabalhos e entendimento de conteúdos da disciplina; auxílio em eventos, organização e preparação do espaço para recebimento de eventos da instituição; procura por/para orientação e dúvidas, nos momentos de atividade; cuidado e organização do espaço de estudo do curso, realizei organizações de materiais, para melhor acesso e disponibilidade de recursos do laboratório; e explicação de conteúdos percorridos na matéria. Assim, como monitor, os resultados e as oportunidades em relação aos meus desenvolvimentos pessoais, respaldam na melhoria da comunicação, observei melhor clareza e eficácia em apresentar pontos; aprendizagem de organizações de materiais; em rever textos e teóricos houve uma melhora e aprofundamento nas bases e textos; e desenvoltura em habilidades de ensino, como curso de licenciatura, há necessidades de práticas cotidianas de ensino, percebi melhora em elaboração de metodologias e didáticas, o que aprimora minha experiência de ensino dentro da licenciatura. Em conclusão, a jornada na graduação é repleta de desafios, mas a monitoria desempenha um papel fundamental ao fortalecer a relação entre alunos e professores e ao aprimorar a qualidade do ensino. Como monitor, as experiências acumuladas no decorrer deste período, promovem um crescimento pessoal e profissional valioso, melhorando minhas habilidades de comunicação, organização e ensino, enriquecendo assim a minha trajetória acadêmica em uma graduação de licenciatura.

Biografía del autor/a

Jeferson Marcimiano Rerostuk, UEMS

Bolsista do Programa Institucional de Monitoria do curso de pedagogia da UEMS – Campo Grande/MS

Vera Lucia Guerra, UEMS

Professora do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG, Coordenadora de Área PIBID/CAPES/UEMS

Citas

Sem referências

Publicado

2024-02-05

Cómo citar

Marcimiano Rerostuk, J., & Guerra, V. L. (2024). PRÁTICAS E METODOLOGIAS NA MONITORIA. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9660

Número

Sección

CIÊNCIAS HUMANAS

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>