PASSEIO PEDAGÓGICO: CRIANÇAS VISITAM A UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Aula-passeio, Educação, BrinquedosResumo
Oportunizar aprendizagem significativa é um dos desafios da docência na Educação Infantil e que pode ser vencido
dentro e fora do ambiente escolar. Para subsidiar e problematizar a concepção de mundo e de sociedade das crianças, a
escola de Educação Infantil desenvolveu o projeto brinquedos e brincadeiras, que uniu o novo ao tradicional, o real ao
imaginário, o individual e o coletivo e culminou com uma aula-passeio à brinquedoteca da universidade . O objetivo do
passeio pedagógico foi relatar a experiência da visita das crianças do grupo 4A matutino da EMEI Cordeirinho de Jesus
ao Laboratório Lúdico Pedagógico (LALUPE ) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em companhia de
suas professoras e das estagiárias do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A organização e
o planejamento da visita iniciou na reunião de planejamento da Professora Regente com as Estagiárias, seguida dos
estudos freinetianos sobre a aula-passeio e da adoção de medidas administrativas para a sua realização, tais como:
agendamento da visita, pedido de autorização aos pais e responsáveis, e solicitação de apoio da guarda escolar. Informar
para as crianças e informar como seria a visita. Fotografar, filmar e registrar em diário de bordo. O percurso a pé entre a
EMEI e a UEMS aconteceu na forma de apresentar o espaço do bairro como um lugar que pertence às crianças. Na
brinquedoteca do LALUPE as crianças foram incentivadas a se auto gerirem, escolher e usar os brinquedos, descobrir o
funcionamento e a função dos objetos, e a estabelecer parcerias com crianças e adultos. As crianças visitaram também o
lago, onde observaram e alimentaram os peixes do lago, e a biblioteca, onde aprenderam sobre sua finalidade e
ganharam um livro de pintura. Observamos a autonomia das crianças em relação ao aprendizado intuitivo de brinquedos
que não lhes haviam sido antes apresentados, a percepção do local de apoio do professor, que orienta mas também
entende a independência e o lugar onde ele consegue levar seu aluno para que ele possa se auto gerir nas descobertas. A
confiança e a oportunidade de se divertir no encontro com os peixes do lago, são ações afirmativas sobre independência,
possibilidades, descobertas e auto confiança para as crianças. Como conclusão deve ser incentivado projetos em que as
crianças se enxerguem como participantes da sociedade, que eles encontrem um mundo de possibilidades em que eles
são inseridos e incentivados a pertencer. Pode-se refletir depois da excursão, a importância de como eles brincam
livremente para interpretar os brinquedos conforme imaginavam e como é relevante proporcioná-las o sentimento de
inclusão na faculdade e ser um espaço acolhedor. Estabelecemos a conexão entre o brincar e o aprender na perspectiva
da educação infantil, sobre planejamento de atendimento das crianças no espaço externo.
Referências
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