MONITORIA: EXPERIENCIAS DE ENSINO APRENDIZADO

Autores

  • Maria Talita Souza Ferreira
  • Vera Lucia Guerra

Resumo

A Lei Federal nº. 5.540, de 28 de novembro de 1968, fixou normas de funcionamento do ensino
superior e instituiu a monitoria acadêmica, colocando a cargo das instituições superiores as regras
de seu funcionamento junto ao aluno-monitor. Neste trabalho apresentamos as experiências de
aprendizagem propiciadas pelo Programa Institucional de Monitoria, referente a disciplina Estágio
Curricular Supervisionado III do Curso de Pedagogia ofertado na Unidade Universitária de Campo
Grande. As atividades desenvolvidas pela monitora, são de cunho formativo à docência e para
garantir a partilha de saberes e conhecimento com a professora-orientadora, e com os acadêmicos
interessados em discorrer sobre os assuntos da prática pedagógica na Educação Infantil e nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. As atividades foram organizadas em dois blocos. O primeiro visa a
formação docente, e inclui: participação em reuniões com a professora-orientadora para conhecer o
plano da disciplina, discutir as estratégias didáticas, elaborar plano de atividades mensal e avaliar a
interferência das atividades de monitoria na disciplina; estudos de legislações, documentos, textos
científicos e vídeos; pesquisas sobre práticas pedagógicas inovadoras; registros em diário de bordo,
e participação em eventos científicos. O segundo visa o atendimento acadêmico, e constitui em
auxiliá-los em: estudos e pesquisas teóricas, documentais e metodológicas; na seleção, adaptação e
confecção/elaboração de atividades, materiais pedagógicos, músicas, histórias infantis, brinquedos e
brincadeiras. Apesar da amplitude de atividades houve pouca interação com os acadêmicos, pois a
grande maioria deixou o estágio para ser realizado no segundo semestre. Para os que procuraram a
monitoria foi uma grata satisfação conseguir ajudá-los com a anuência da professora-orientadora. A
monitoria oferece suporte aos acadêmicos incentivando-os ao questionamento e à busca por novas
experiências pedagógicas e saberes. A monitoria é uma experiência enriquecedora na vida
profissional do acadêmico pois proporciona a junção da teoria com a prática no contexto escolar. A
cooperação entre discente e docente contribui para a formação intelectual e social de futuros
profissionais da educação.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Ferreira, M. T. S., & Guerra, V. L. (2019). MONITORIA: EXPERIENCIAS DE ENSINO APRENDIZADO. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5993

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>