O BRINCAR COMO ALIADO À INTRODUÇÃO DA CAMPANHA “MAIO AMARELO” PARA CRIANÇAS DO GRUPO 4

Autores

  • Larissa Azevedo UEMS
  • Laura Câmara UEMS
  • Lucimar Maria dos Santos UEMS
  • Vera Lucia Guerra UEMS

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincadeira, Maio Amarelo

Resumo

O “Maio Amarelo” se trata de uma campanha internacional que visa promover a educação para o trânsito, conscientizando as pessoas sobre as boas práticas e incentivando a formação de indivíduos mais conscientes e responsáveis em relação ao trânsito. A iniciativa chama a atenção para a responsabilidade de cada cidadão e destaca que a segurança no trânsito é uma responsabilidade coletiva, portanto, é um movimento que pode e deve ser tratado desde cedo com os estudantes, inclusive na Educação Infantil. Apresentar a experiência docente de introdução, através da brincadeira, das ideias de conscientização e responsabilidade no trânsito para as crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil. As atividades foram propostas e realizadas na E. M. Hilda de Souza Ferreira, em Campo Grande, MS. Para alcançar o êxito em um trabalho como esse na Educação Infantil, não poderíamos deixar de considerar a contribuição que o brincar poderia trazer para a realização da atividade. Dessa forma, optamos por realizar com as crianças uma brincadeira de caça ao tesouro, para aguçar a curiosidade delas pelo assunto. Anteriormente ao jogo, explicamos a elas sobre algumas das principais sinalizações de trânsito, placas que são frequentemente encontradas nas ruas, inclusive na região da escola. Apresentamos os nomes e as utilidades de cada uma, destacando a importância de respeitar cada uma delas, e seguimos para o caça tesouro, onde as crianças deveriam seguir pistas espalhadas por toda a escola e, junto com cada pista, encontrar as metades da imagem das placas que lhes foram mostradas em sala. Ao final, todas as crianças precisaram juntar as partes das placas que encontraram ao longo da brincadeira e completá-las às partes que estavam na caixa para que conseguissem ter acesso ao “tesouro”. Por se tratar de um tópico mais complexo, entendemos que esse assunto será compreendido mais profundamente conforme as crianças forem se desenvolvendo. Contudo, não podemos negar que as crianças são detentoras e propagadoras de saberes, e a relevância desse aprendizado quando a criança está construindo noções do certo e errado e da vida em sociedade. Desde o início, pensamos em formas lúdicas de trazer a temática, buscando atrair a atenção das crianças para o assunto. Concluímos que a proposta foi bem sucedida, considerando que todos os participantes se mostraram bastante envolvidos na brincadeira e conseguiram compreender qual o propósito das placas de sinalização no trânsito, bem como seus significados.

Biografia do Autor

Larissa Azevedo, UEMS

Discente do Curso de Pedagogia da UEMS/UUCG e bolsista do PIBID/CAPES/UEMS - subprojeto Pedagogia

Laura Câmara, UEMS

Discente do Curso de Pedagogia da UEMS/UUCG e bolsista do PIBID/CAPES/UEMS - subprojeto Pedagogia

Lucimar Maria dos Santos, UEMS

Professora da E.M. Profa. Hilda de Souza Ferreira, Supervisora PIBID/CAPES/UEMS

Vera Lucia Guerra, UEMS

Professora do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG, Coordenadora de Área PIBID/CAPES/UEMS

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

Azevedo, L., Câmara, L., dos Santos, L. M., & Guerra, V. L. (2024). O BRINCAR COMO ALIADO À INTRODUÇÃO DA CAMPANHA “MAIO AMARELO” PARA CRIANÇAS DO GRUPO 4. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9664

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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