QUERO BRINCAR: BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Partindo do princípio que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, a professora da Educação Infantil é desafiada a pensar nas condições necessárias para a realização dos diferentes tipos de brincadeiras em consonância com a proposta pedagógica e as características e necessidades das crianças. O faz de conta nas brincadeiras são evidenciados quando as crianças traduzem para a fantasia situações do seu cotidiano da sua vivência, nas brincadeiras elas representam papéis de adultos, heróis, malvados, animais, entre tantas outras possibilidades. Nesse cenário, nos propusemos a aprofundar conhecimentos sobre as brincadeiras de faz de conta com o intuito de qualificar o brincar das crianças com três e quatro anos de idade em Centro de Educação Infantil em Campo Grande- MS, experiência esta que é apresentada neste texto. Nas brincadeiras simbólicas as crianças imitam cenas do cotidiano dos adultos e da sua cultura, transformam a realidade em brincadeiras. Optou-se pela realização de uma pesquisa pedagógica de cunho qualitativo, composta por revisão bibliográfica, observação direta, intervenção pedagógica e entrevista com crianças e adultos. A pesquisa em curso está ancorada nos estudos de Froebel, Kishimoto, Piaget e Vygostsky e outros. Os dados empíricos foram registrados em diário de campo, fotografia e filmagem. Modificação do espaço com confecção de brinquedos e materiais que auxiliam nas brincadeiras simbólicas. Os resultados parciais indicam que a configuração do espaço e a disposição de suportes materiais influenciam no enredo e nos personagens das brincadeiras simbólicas. O faz de contas favorece a imaginação, a livre expressão de sentimentos, a compreensão dos papéis e contextos sociais. Referendam a importância da escuta das crianças sobre as atividades realizadas por elas e do planejamento dos espaços e tempos institucionais. Evidenciam a relevância dos saberes construídos pela estudante bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em parceria com professoras do CEINF e da Universidade.