OFICINA DIDÁTICA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS: RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA DE MUNDO NOVO-MS
Abstract
A oficina didática é uma estratégia que favorece a construção de várias habilidades nos alunos, como a observação, a participação e a criatividade, além de possibilitar um ensino diversificado e uma aprendizagem significativa dos conteúdos propostos pelo currículo escolar. Além disso, o tema “plantas medicinais”, apesar de não aparecer com frequência nos livros didáticos, é um assunto presente em nosso cotidiano, sendo utilizadas desde as civilizações antigas até atualmente. No entanto, para a maioria dos jovens, as plantas medicinais são remédios dos antepassados que foram substituídos por medicamentos industrializados. Diante desse contexto, os bolsistas do PIBID/Mundo Novo planejaram e executaram uma oficina didática acerca das plantas medicinais com o objetivo de proporcionar que os alunos tivessem conhecimento da diversidade das plantas medicinais, da sua importância para o tratamento de enfermidades, formas de uso e cuidados que devemos adotar para sua utilização. A oficina foi realizada em duas etapas, nos dias 11 e 16 de maio de 2017, por meio de 3 h/a, com os alunos dos anos de 7º, 8º e 9º, atendendo aproximadamente 70 alunos da Escola Municipal Carlos Chagas, Mundo Novo-MS. A primeira etapa foi desenvolvida na escola de forma expositiva dialogada, com o auxílio do Datashow, slides, vídeos e exemplares de algumas plantas medicinais; nesse momento, foram trabalhadas definições, importância, diversidade e benefícios das plantas medicinais, assim como os seus riscos e cuidados que devem ser adotados em sua utilização. Na segunda etapa, realizamos uma aula de campo, na qual levamos os alunos até a horta de plantas medicinais da UEMS/Mundo Novo, onde eles puderam observar e identificar algumas das espécies estudadas em sala e outras que são divulgadas pelos familiares e pela mídia. No decorrer da oficina pudemos verificar que a maioria dos alunos, apesar de já terem ouvido falar nas plantas medicinais e alguns relatarem já utilizar chás e xaropes caseiros, não tinham um conhecimento adequado da forma de utilização e cuidados que devemos ter ao utilizarmos as plantas medicinais. Por outro lado, foi possível notar que as atividades desenvolvidas na oficina permitiram que os alunos conhecessem, descrevessem e diferenciassem as plantas medicinais, reconhecendo a sua diversidade e modo de utilização, assim como refletissem acerca dos riscos e cuidados. Esses resultados vêm fortalecer a importância de se trabalhar temas multidisciplinares, como as plantas medicinais, com alunos da educação básica, por meio de metodologias que permitem aos alunos participarem, ativamente, da construção do conhecimento.