GINCANA DE CIÊNCIAS: TESTANDO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Larissa Tamires Boeng de Campos
  • Bruno Braga Nogueira Adriano
  • Andréa Santos Gonçalves
  • Katiuscia de Souza Oliveira Lins
  • Fernando Zimmer Wazlawick
  • Vanessa Daiana Pedrancini

Resumo

A gincana é uma atividade lúdica que possibilita um repertório de desenvolvimentos, seja na esfera cognitiva, quanto na social, biológica, motora e afetiva; além disso, é um recurso que pode fazer inter-relação com as outras disciplinas ou entre temas diversificados da mesma disciplina, sendo possível trabalhar qualquer tema de estudo em uma gincana. Sabe-se que os alunos, quando motivados e com aulas dinâmicas e diferentes, demonstram maior interesse na aula e participam mais, pois enriquecem as aulas e contextualizam o processo de ensino. Diante disso, os bolsistas integrantes do PIBID/UEMS-Mundo Novo organizaram uma gincana de ciências com o intuito de proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem e de recreação, através de atividades motivadoras que incentivassem o trabalho em equipe e o respeito mútuo. A gincana foi realizada no dia 14 de novembro de 2018, na Escola Estadual Castelo Branco de Mundo Novo - MS, com os alunos de 6º ao 9º ano do período matutino. Inicialmente os alunos foram divididos em equipes e em seguida as regras da gincana foram apresentadas. Foram desenvolvidas as seguintes atividades lúdicas: 1) torta na cara: jogo de perguntas e respostas com assuntos variados de ciências; 2) jogo dos sentidos: atividades sensitivas para relembrar os órgãos dos sentidos; 3) trilha da cadeia alimentar: os alunos foram as peças que se movimentaram na trilha por meio de informações apresentadas sobre a cadeia alimentar; 4) verdadeiro ou falso: o espaço foi dividido ao meio (verdadeiro e falso), onde os alunos usaram para se posicionar diante das afirmações realizadas; 5) jogo da velha: para completar o jogo, cada equipe deveria usar como peças apenas animais específicos de um único reino. Ao final da gincana, se calculou a pontuação de cada equipe, as quais foram premiadas. De forma geral, houve uma grande participação dos alunos indicando interesse nessa forma criativa de ensinar, a gincana exerceu o papel de estimular o trabalho em equipe e a relação social dos alunos. Esses resultados demonstram a importância de empregar métodos dinâmicos de ensino, que estimulem a criatividade e o pensamento rápido dos educandos, gerando desenvolvimento psicomotor, momentos prazerosos e, principalmente, o aprendizado.

Downloads

Publicado

04/11/2019

Como Citar

Campos, L. T. B. de, Adriano, B. B. N., Gonçalves, A. S., Lins, K. de S. O., Wazlawick, F. Z., & Pedrancini, V. D. (2019). GINCANA DE CIÊNCIAS: TESTANDO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5989

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)