OFICINA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS: RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MUNDO NOVO-MS

Josimara de Moura Pereira, Guilherme Fagundes Mattos, Fernanda Camargo Ribeiro da Silva Alencar, Rodrigo Antonio Molina Azevedo, Fernando Zimmer Wazlawick, Vanessa Daiana Pedrancini

Resumo


As oficinas didáticas são modalidades didáticas que podem ser utilizadas para promover várias atitudes nos estudantes, como, por exemplo, a análise, criatividade, investigação, observação, persistência e tomada de decisões, além de possibilitarem uma aprendizagem mais significativa dos processos e fenômenos estudados nas ciências e na biologia. Por meio da realização de oficinas didáticas é possível explorar diversos conteúdos, curriculares ou transversais, de uma maneira mais dinâmica e com a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos, tanto em momentos teóricos como também em momentos de aplicação do conhecimento, com atividades práticas, demonstrações e aulas laboratoriais. Nessa perspectiva, os alunos do PIBID/Mundo Novo organizaram a oficina didática acerca de microrganismos, intitulada “O que não podemos ver”, com o objetivo de proporcionar aos alunos a compreensão do mundo microscópico. A oficina didática de 2 horas-aula foi desenvolvida em maio de 2016 e foi realizada com 40 alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Castelo Branco, Mundo Novo-MS. Para iniciar a oficina didática, foi apresentada uma reportagem e realizada uma demonstração com dois copos de água, dos quais um possuía água limpa e outro água suja, com o intuito de mostrar que os microrganismos fazem parte do nosso cotidiano e que possuem grande importância ecológica e econômica. Para a explicação dos grupos de seres vivos microscópicos que são encontrados no ambiente, foram utilizadas maquetes de vírus, bactérias e protozoários. Em seguida, os alunos foram encaminhados ao laboratório de ensino, onde realizaram uma atividade prática com o microscópio óptico para a visualização de microrganismos que foram coletados de diferentes locais no município, tais como paramécios, euglenas e rotíferos. Para finalizar, os alunos tiveram que responder um roteiro referente à aula prática. No decorrer da oficina didática, os alunos puderam observar na prática o conteúdo que eles já haviam estudado na teoria, pois a escola não possui material necessário e nem carga-horária disponível para a realização desse tipo de atividade prática; além disso, os alunos demonstraram interesse pelo assunto e se mostraram bem participativos, interagindo nas discussões e realizando as atividades propostas. Pudemos concluir que através desta oficina foi proporcionado para os alunos o contato com o microscópio, despertando interesse pelos organismos microscópicos que, na maioria das vezes, passam despercebidos em nosso dia a dia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.