A PRÁTICA DE MINICURSOS NO ESTÁGIO CURRICULAR EM BIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA OPINIÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Caroline Pereira Lopes
  • Nathani Alves Alves-Silva
  • Mayara Cristina Neves Abel
  • Sérgio Lopera
  • Célia dos Santos Moreira

Resumo

A realização de Minicursos no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório em Biologia
oportuniza ao estagiário vivenciar à docência na prática por meio da utilização de diversas
metodologias e recursos didáticos, os quais podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Diante disso, este trabalho teve como objetivo abordar a importância da prática de minicursos no
ensino de biologia, bem como conhecer as contribuições dos mesmos para a aprendizagem na
opinião dos alunos do Ensino Médio. Para tanto, estagiários do 4º ano do curso de Ciências
Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Mundo Novo realizaram
dois minicursos com o tema “Núcleo Celular” nos dias 23 de Maio e 07 de Junho de 2018 com duas
turmas de terceiro ano do Ensino Médio de Escolas Estaduais dos municípios de Eldorado-MS e
Japorã-MS. A abordagem ocorreu por meio de aula expositiva dialogada, exibição de vídeo,
dramatização, realização de exercícios coletivos e prática experimental. Para verificar o processo de
contribuição das atividades realizadas, aplicou-se um questionário contendo quatro perguntas, as
quais foram respondidas pelos mesmos alunos no início e fim dos minicursos, sendo elas: Qual a
parte da célula que encontramos o DNA? Quais são as bases que encontramos no DNA? Como o
DNA é formado? Qual a importância do DNA? Estas questões foram respondidas por 18 alunos
escolhidos aleatoriamente e sem consulta, sendo os dados obtidos analisados qualitativamente. De
maneira geral, quando questionados sobre a localização do DNA, antes do minicurso, poucos alunos
fizeram relação com o núcleo celular ou escreveram repostas não coesas, no entanto, após a
realização do minicurso, observou-se que os alunos tiveram maior facilidade em acertar a
localização, exaltando algumas características que antes não foram citadas. Foi possível verificar
antes do minicurso que alguns não tinham nenhuma das informações básicas sobre formação do
DNA, entretanto, por se tratar de um tema complexo e abstrato, verificou-se pouca evolução
conceitual no final dos minicursos. Sobre a estrutura do DNA, constatou-se que a maioria dos
alunos compreenderam melhor sua integração de bases nitrogenadas após uma atividade de
dramatização humana das fitas do DNA, onde a partir da mesma foi possível perceber que quando o
aluno se tornar ativo, ele consegue fazer uma correlação e entender melhor o conceito. Também
ressaltamos que a participação de todos na realização da prática experimental, na qual visualizaram
o DNA vegetal e animal possibilitou uma maior compreensão sobre a importância do DNA para os
seres vivos. Conclui-se que os resultados positivos das atividades realizadas nos minicursos indicam
a importância da diversificação metodológica no ensino da Biologia para a contextualização e
aprendizagem de conteúdos abstratos, como núcleo celular.

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Lopes, C. P., Alves-Silva, N. A., Abel, M. C. N., Lopera, S., & Moreira, C. dos S. (2019). A PRÁTICA DE MINICURSOS NO ESTÁGIO CURRICULAR EM BIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA OPINIÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. ANAIS DO EGRAD, 5(8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5921

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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