OFICINA DIDÁTICA SOBRE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO: RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MUNDO NOVO/MS
Abstract
Os principais fatores que contribuem para a perda da biodiversidade brasileira são as mudanças climáticas e a degradação de habitats. Conteúdos com esta abordagem são pobremente mencionados nos livros didáticos da disciplina de Biologia. Diante do exposto, buscou-se com esta atividade levar ao ambiente escolar discussões relacionadas à preservação da fauna e flora, bem como apresentar aos alunos algumas espécies da biota brasileira enquadrada como ameaçadas. Esta atividade foi realizada para alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Iolanda Ally e contemplaram aula expositiva-dialogada, discussões e atividade prática, as quais foram desenvolvidas com o auxílio de livro-didático, textos, vídeo e dinâmicas. A partir de dados da literatura, os bolsistas escolheram oito espécies da fauna (Caiman latirostris - jacaré do papo amarelo; Boa constrictor - jiboia; Hila cymbalum - perereca; Paratelmatobius lutzii - rãzinha da barriga amarela; Anadorhynchus glaucus - arara azul pequena; Pipile jacutinga - jacutinga; Leodesmus yporangae - piolho de cobra; Avicularia diversipes - aranha caranguejeira) e duas espécies da flora (Dicksonia sellowiana - xaxim e Araucaria angustifólia -araucária), ameaçadas de extinção para serem apresentadas aos alunos. A atividade foi iniciada investigando-se os conhecimentos prévios dos alunos sobre espécies ameaçadas de extinção, a partir dos questionamentos: Vocês conhecem alguma espécie que corre risco de extinção? Vocês sabem como ocorre esse processo? Em seguida foi realizada uma aula expositiva-dialogada a fim de ressaltar a importância da preservação da fauna e flora, principalmente daquelas espécies que estão enquadradas em alguma categoria de ameaça. Para tanto, apresentamos a necessidade de preservação dos habitats naturais, as consequências da caça e venda ilegal, entre outros fatores que contribuem para a extinção das espécies e as diferentes categorias de ameaça: pouco preocupante, quase ameaçada, vulnerável, em perigo, criticamente em perigo, extinta na natureza e extinta de acordo com a lista da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Em seguida os alunos foram divididos em dois grupos para a realização da dinâmica. Cada grupo escolheu seu representante para que transmitisse através de mímicas os movimentos da espécie sorteada, para que seu grupo adivinhasse o animal. O grupo vencedor foi aquele que realizou a atividade em menor tempo. Para a fixação do conteúdo foi exibido um vídeo sobre a fauna e flora ameaçadas de extinção e os principais fatores que contribuem para este processo. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia utilizada foi eficiente na construção do conhecimento, visto o grande interesse e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas.