COMPREENDENDO A DIVISÃO CELULAR: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Michele Cabral Santos
  • Lícia da Rocha Baez
  • David Rodrigo Ratier
  • Joice Kelle Ventura dos Santos

Resumo

Os conteúdos de biologia celular são a base fundamental para entendimento dos seres vivos. Os livros didáticos apesar abordarem este tema com grande refinamento, os conteúdos ainda são muito abstratos para os alunos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade prática para desenvolvimento do tema “Divisão celular” para alunos do ensino médio. A atividade foi desenvolvida para a turma do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Iolanda Ally, município de Mundo Novo e contemplaram aula expositiva-dialogada e discussões, metodologias as quais foram desenvolvidas com o auxílio de livro didático e dinâmica. A atividade iniciou com alguns questionamentos sobre o tema, como: O que é célula? Onde ocorre a divisão celular? O que é mitose e meiose? Vocês sabem qual a importância da mitose e meiose para nossa vida? Vocês sabem como ocorrem os processos da mitose e meiose? Esses questionamentos serviram para analisarmos o conhecimento prévio dos alunos em relação ao conteúdo a ser abordado na oficina. Em seguida, com auxílio do projetor de multimídia e maquetes, realizamos uma aula expositiva dialogada sobre “Mitose e Meiose”. Neste momento, foi dada oportunidade para perguntas e discussões. Em seguida, os alunos foram divididos em duas turmas para participarem da dinâmica sobre o assunto. Nessa dinâmica os alunos encenaram uma dramatização dos processos de mitose e meiose, sendo que um grupo ficou responsável pela dramatização da mitose e o outro grupo da meiose. Essa dinâmica teve como objetivo familiarizar os alunos com os termos presentes nos processos de divisão celular facilitando o seu entendimento. Os alunos apresentaram excelente desempenho e participação durante a atividade, demonstrando interesse e coerência quanto os questionamentos abordados. Através dos resultados obtidos podemos concluir que foi possível transformar o conteúdo abstrato dos livros didáticos em conteúdos concretos, tornando a aprendizagem mais efetiva, eficiente e eficaz.

Downloads

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Santos, M. C., Baez, L. da R., Ratier, D. R., & Santos, J. K. V. dos. (2019). COMPREENDENDO A DIVISÃO CELULAR: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ANAIS DO EGRAD, 5(8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5928

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)