MONITORIA DE INVERTEBRADOS I CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Valéria Flávia Batista da Silva
  • Amanda Evelin de Menezes

Resumo

A monitoria é uma modalidade de ensino que auxilia na formação do aluno e em suas atividades de ensino dos cursos de graduação, tendo grande importância na relação de trocas de conhecimentos durante o programa, favorecendo para o aluno o seu crescimento pessoal, profissional e acadêmico. O projeto de monitoria visa fornecer a interdisciplinaridade, unindo teoria e prática durante as atividades desenvolvidas, auxiliando o docente, facilitando o aprendizado dos alunos, despertando o interesse na importância da disciplina acadêmica. A monitoria busca resgatar dificuldades ocorridas em sala de aula e aplicar medidas para amenizar a dificuldade dos acadêmicos, sendo assim uma atividade de apoio discente ao processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo auxiliar os acadêmicos do segundo ano do curso de Ciências Biológicas, da unidade universitária de Mundo Novo, para o entendimento da disciplina de Invertebrados I. A metodologia utilizada foi diálogos e discussões com os alunos para avaliar suas dificuldades e orientá-los. Os encontros ocorreram na biblioteca da unidade, toda segunda e quarta-feira, sendo duas horas de monitoria por dia. Dentre as atividades desenvolvidas, citam-se a organização dos materiais que são utilizados durante as aulas práticas no laboratório da unidade. Tendo como resultado, alguns alunos participaram da monitoria e acompanharam as atividades estabelecidas na disciplina de Invertebrados I. Conclui-se que a monitoria melhorou a formação acadêmica do aluno e seu aprendizado no conteúdo de Invertebrados I, promovendo sua interação com outros acadêmicos, contribuindo com o desenvolvimento pedagógico e percebendo as dificuldades enfrentadas pelo profissional da área, pelo fato de estar em contato direto com os alunos na condição também de acadêmicos, utilizando isso para seu próprio desenvolvimento. Para o monitor é um estímulo de responsabilidade, comprometimento e dedicação, as experiências vividas são de extrema importância tanto para o monitor quanto para o aluno que buscou auxilio para o entendimento do conteúdo.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Silva, V. F. B. da, & Menezes, A. E. de. (2018). MONITORIA DE INVERTEBRADOS I CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4845

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)