O ENSINO DA TEIA ALIMENTAR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Joice Kellen Ventura Santos
  • Lícia da Rocha Baez
  • Nathani Fernandes Alves Silva
  • Daniela Raiane de Brito Souza

Resumo

O ensino de ecologia envolve conteúdos complexos que necessitam ser trabalhados de modo a promover a aprendizagem significativa, e ainda contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental. Diante disso, os alunos do PIBID elaboraram uma oficina sobre “Teia alimentar” com o intuito introduzir alguns conceitos e melhorar a compreensão que os alunos tem sobre este tema. A atividade foi desenvolvida para alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Iolanda Ally, município de Mundo Novo e contemplaram aula expositiva-dialogada e discussões, metodologias as quais foram desenvolvidas com o auxílio de livro didático e dinâmica. A oficina teve início com apresentação de aula expositiva-dialogada sobre o tema. Em seguida, foi realizado uma dinâmica representando a teia alimentar. A atividade foi realizada na quadra da escola e foi solicitado que os alunos se organizassem em um grande círculo. Foram distribuídas placas contendo o nome de um organismo para cada aluno. O participante que simbolizava o sol ficou no centro do círculo. Este enrolou o barbante no pulso e jogou o rolo para qualquer participante que representasse um organismo fotossintetizante, e este jogou o rolo para um herbívoro e na sequência para um organismo carnívoro. Este passou o rolo de barbante para um organismo decompositor, e este retorna ao Sol para reiniciar o ciclo. Após todos estarem interligados o professor e o bolsista comentaram que a morte de um organismo pode influenciar toda a teia alimentar. Nesse momento, um organismo é escolhido e puxa o barbante, simbolizando a sua morte. A partir desta dinâmica, os alunos compreenderam a interdependência trófica em um ecossistema, onde cada organismo apresenta sua função e importância dentro da teia alimentar. O interesse, a motivação e a argumentação dos alunos, além da mudança de concepção, evidenciou que as atividades propostas foram promissoras para o processo ensino-aprendizagem significativa.

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Santos, J. K. V., Baez, L. da R., Silva, N. F. A., & Souza, D. R. de B. (2019). O ENSINO DA TEIA ALIMENTAR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. ANAIS DO EGRAD, 5(8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5937

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)