O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA ALUNOS DO SÉTIMO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL AURORA EM DOURADOS, MS

Alini Suzi de Oliveira, Mônica Mungai Chacur

Resumo


A proposta de extensão foi desenvolvida na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, na cida-
de de Dourados-MS, com os alunos do Ensino Fundamental II do 7° ano, no período de agosto de
2015 a julho de 2016. O objetivo do projeto foi oferecer diferentes estratégias de ensino em ciências
possibilitando uma aprendizagem significativa, visto que a referida escola não dispõe de laborató-
rios e nem equipamentos para a realização de atividades diversificadas em ciências. No total foram
realizadas sete atividades envolvendo os grupos zoológicos de invertebrados: protozoários, porífe-
ros, cnidários, platelmintes, anelídeos, moluscos, crustáceos equinodermos e também os grupos de
vertebrados: peixes, anfíbios e répteis, ofertadas em concomitância aos conteúdos estudados no li-
vro didático adotado pela escola. Os materiais biológicos dos diversos grupos animais e os equipa-
mentos de microscopia foram disponibilizados pelo laboratório de zoobotânica da UEMS de Doura-
dos. As atividades eram iniciadas com uma avaliação simples na forma de questões ou de desenhos
que possibilitaram diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos sobre cada tema. O material bio-
lógico fixado em álcool era exposto em bancadas para o manuseio e a exploração da morfologia e
as respectivas funções de estruturas corpóreas, bem como suas adaptações ao ambiente onde cada
espécie habita. Eram levantados alguns questionamentos aos alunos possibilitando uma discussão
sobre os temas abordados. Além dos materiais biológicos foram apresentados vídeos educativos e
também atividades lúdicas como jogos de tabuleiro, cruzadinhas, desenhos e gincanas para melhor
assimilação dos conteúdos. Constatou-se uma significativa participação, curiosidade e interesse dos
alunos em explorar os materiais biológicos, conhecer e manusear instrumentos como microscópios
e lupas, bem como entusiasmo em participar das diversas atividades lúdicas propostas. Considera-se
que o uso exclusivo do livro didático, por mais bem elaborado, não poderá abranger as diversas lin-
guagens e explicações de ciências As práticas didáticas possibilitam aos alunos a construção e ela-
boração de conhecimentos de forma cientificamente adequada, tornando clara a maneira como o co-
nhecimento científico é produzido e valorizando a compreensão de conceitos O aluno estimulado
em aulas experimentais aumenta sua capacidade cognitiva, estabelecendo relações entre os seres vi-
vos e o meio existente, assim como suas ações tem papel importante em eventos futuros.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.