ATIVIDADES PRÁTICAS E DEMONSTRATIVAS DE VERTEBRADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O ensino de ciências pode contribuir decisivamente no cotidiano dos alunos transformando o contexto social e ambiental. Especificamente o conhecimento de zoologia vem para influenciaros alunos em suas atitudes. As dificuldades na realização de atividades diferenciadas na sala de aula levam à desmotivação dos alunos em relação ao ensino de ciências. Neste sentido, a proposta do presente projeto foi diversificar práticas didáticas para a construção de um conhecimento sólido em zoologia dos vertebrados. Foi desenvolvido durante os anos letivos de 2018 e 2019 na Escola Municipal Weimar Torres, com os alunos dos sétimos anos do ensino fundamental II, os quais foram convidados a participarem de atividades práticas em período de contraturno na escola. Com suporte técnico e material da UEMS, foram desenvolvidas cincoatividades utilizando-se recursos didáticos variados como os audiovisuais, materiais biológicos vivos e preservados e jogos didáticos para efetivação de práticas sobre vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), explorando sua morfologia interna e externa, fisiologia, hábitos de vida e suas relações com o ambiente em que vivem e com o homem, buscando relacionar a teoria com a prática, complementados com vídeos sobre aspectos comportamentais dos espécimes em seus ambientes naturais. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar os espécimes preservados, os quais foram manipulados pela maioria dos alunos; outros expressaram medo ou nojo e se mantiveram atentos apenas observando. Os jogos envolvendo caracteres específicos de cada grupo animal auxiliaram na interação colaborativa e materialização de conceitos. Todas as atividades realizadas envolveram discussões sobre a importância ecológica e oportunamente econômica, com a participação ativa e interessada nas diversas dinâmicas propostas. Exercitar essa prática, como licenciando, é muito importante, pois oportuniza a vivência escolar preparando com qualidade o futuro profissional da educação, o qual buscará desenvolver em seus alunos uma atitude crítica e reflexiva. Atitude esta que vem ao encontro com a educação ambiental que busca desenvolver atividades sustentáveis que exigem do cidadão um novo estilo de vida, com novos hábitos e valores.