OFICINA DIDÁTICA SOBRE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO: RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MUNDO NOVO/MS

Lícia da Rocha Baez, Daniela Raiane de Brito Souza, Michele Cabral Santos, Nathani Fernandes Alves Silva, Dercival Gomes Santos, Valéria Flávia Batista da Silva

Resumo


Os principais fatores que contribuem para a perda da biodiversidade brasileira são as mudanças climáticas e a degradação de habitats. Conteúdos com esta abordagem são pobremente mencionados nos livros didáticos da disciplina de Biologia. Diante do exposto, buscou-se com esta atividade levar ao ambiente escolar discussões relacionadas à preservação da fauna e flora, bem como apresentar aos alunos algumas espécies da biota brasileira enquadrada como ameaçadas. Esta atividade foi realizada para alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Iolanda Ally e contemplaram aula expositiva-dialogada, discussões e atividade prática, as quais foram desenvolvidas com o auxílio de livro-didático, textos, vídeo e dinâmicas. A partir de dados da literatura, os bolsistas escolheram oito espécies da fauna (Caiman latirostris - jacaré do papo amarelo; Boa constrictor - jiboia; Hila cymbalum - perereca; Paratelmatobius lutzii - rãzinha da barriga amarela; Anadorhynchus glaucus - arara azul pequena; Pipile jacutinga - jacutinga; Leodesmus yporangae - piolho de cobra; Avicularia diversipes - aranha caranguejeira) e duas espécies da flora (Dicksonia sellowiana - xaxim e Araucaria angustifólia -araucária), ameaçadas de extinção para serem apresentadas aos alunos. A atividade foi iniciada investigando-se os conhecimentos prévios dos alunos sobre espécies ameaçadas de extinção, a partir dos questionamentos: Vocês conhecem alguma espécie que corre risco de extinção? Vocês sabem como ocorre esse processo? Em seguida foi realizada uma aula expositiva-dialogada a fim de ressaltar a importância da preservação da fauna e flora, principalmente daquelas espécies que estão enquadradas em alguma categoria de ameaça. Para tanto, apresentamos a necessidade de preservação dos habitats naturais, as consequências da caça e venda ilegal, entre outros fatores que contribuem para a extinção das espécies e as diferentes categorias de ameaça: pouco preocupante, quase ameaçada, vulnerável, em perigo, criticamente em perigo, extinta na natureza e extinta de acordo com a lista da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Em seguida os alunos foram divididos em dois grupos para a realização da dinâmica. Cada grupo escolheu seu representante para que transmitisse através de mímicas os movimentos da espécie sorteada, para que seu grupo adivinhasse o animal. O grupo vencedor foi aquele que realizou a atividade em menor tempo. Para a fixação do conteúdo foi exibido um vídeo sobre a fauna e flora ameaçadas de extinção e os principais fatores que contribuem para este processo. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia utilizada foi eficiente na construção do conhecimento, visto o grande interesse e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas.


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