VIVENCIANDO A PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Thais Caroline Raulino MARCIANO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Mírian XAVIER Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumen

 O estágio supervisionado em ciências é o primeiro contato que o licenciado tem com uma sala de aula, agora com a visão de um docente ele possibilita a observação do funcionamento de uma escola, comportamento de professores e alunos. Esse artigo tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio de ciências no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de Dourados, MS, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Trata de experiências vividas, no 6°, 7°, 8° e 9° ano da Escola Municipal Padre Anchieta de Vila Formosa, município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Foram realizadas as etapas de observação, participação e regência, observando as estratégias de ensino dos professores, materiais didáticos utilizados, ações da coordenação e demais funcionários, a estrutura escolar, funcionamento da biblioteca, sala de tecnologia e demais espaços da escola. Na última fase, a regência, foram lecionados conteúdos de química no 9° ano: modelos atômicos, distribuição eletrônica e tabela periódica, em forma de aulas expositivas, listas de exercícios, jogos e atividades adaptadas para a aluna com deficiência intelectual. É importante ressaltar a importância das disciplinas de Prática de Ensino durante a graduação e também da importância do estágio supervisionado para a formação do licenciado antes de entrar no mercado de trabalho.

 

Biografía del autor/a

Thais Caroline Raulino MARCIANO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Academica do Curso de licenciatura em Ciencias Biologicas - UEMS

Mírian XAVIER, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Ciencias Biologicas - UEMS

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

MARCIANO, T. C. R., & XAVIER, M. (2019). VIVENCIANDO A PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1201–1206. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5833