VIVENCIANDO A PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Abstract
O estágio supervisionado em ciências é o primeiro contato que o licenciado tem com uma sala de aula, agora com a visão de um docente ele possibilita a observação do funcionamento de uma escola, comportamento de professores e alunos. Esse artigo tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio de ciências no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de Dourados, MS, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Trata de experiências vividas, no 6°, 7°, 8° e 9° ano da Escola Municipal Padre Anchieta de Vila Formosa, município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Foram realizadas as etapas de observação, participação e regência, observando as estratégias de ensino dos professores, materiais didáticos utilizados, ações da coordenação e demais funcionários, a estrutura escolar, funcionamento da biblioteca, sala de tecnologia e demais espaços da escola. Na última fase, a regência, foram lecionados conteúdos de química no 9° ano: modelos atômicos, distribuição eletrônica e tabela periódica, em forma de aulas expositivas, listas de exercícios, jogos e atividades adaptadas para a aluna com deficiência intelectual. É importante ressaltar a importância das disciplinas de Prática de Ensino durante a graduação e também da importância do estágio supervisionado para a formação do licenciado antes de entrar no mercado de trabalho.