TRABALHO DOCENTE: O OLHAR DE UMA DOCENTE LICENCIADA EM MATEMÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA
Resumen
O presente trabalho foi realizado no 5° semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no ano de 2018. Tem como objetivo refletir questões teóricas para a discussão das especificidades do trabalho docente, por meio de uma entrevista realizada com uma professora licenciada em Matemática que atua na escola pública do município de Campo Grande/MS. É relevante destacar a importância do trabalho, de maneira geral, que é a condição básica da vida da sociedade, que por meio dele supre as necessidades individuais e/ou familiares e promove a interação com outros pares. O trabalho docente, por sua vez, possui suas especificidades. Nesse sentido, as perguntas realizadas para a professora buscaram discutir estas, sendo o respeito da formação profissional, da valorização dos/as professores/as e da participação nas tomadas de decisões no âmbito da escola, em especial, na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) juntamente com a comunidade escolar. Concluiu-se que o trabalho docente envolve outrem e é baseado em interações humanas, sendo necessário que haja cooperação e diálogo para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma a contribuir na vida dos discentes, a fim de serem cidadãos/as críticos que busquem a efetivação da democracia, tendo a elaboração do PPP uma das variadas formas de efetivar a mesma.