EM NOSSAS AULAS DE ARTE O LÚDICO PELO LÚDICO NÃO CABE: A LUDICIDADE, A IMAGINAÇÃO E A FANTASIA DEVEM TORNA-SE CORPO

Autores/as

  • Robson Rodrigo MARQUES JUNIOR Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Lana Luiz FIGUIERÓ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Christiane Guimarães ARAUJO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Keyla Santiago ARAÚJO

Resumen

Resumo: O presente relato de experiência, versa sobre a ludicidade, a fantasia e sobre a imaginação dentro das aulas de arte de dois estagiários que atuaram em duas escolas (ensino infantil e ensino fundamental 1) do municio de Campo Grande em Mato Grosso do Sul no ano de 2018, este trabalho foi concebido a partir das experiências vivadas pelos estagiários, somado aos estudos de Constantin Stanislavsky (2016), Jussara Miller (2005) e Márcia Strazacappa (2001). Todo trabalho foi escrito também de maneira lúdica, ancorado nos pressupostos da escrita poético-científica a partir de Ciane Fernandes (2008).  Os autores, caro leitor,  convidam-no para juntos realizarem uma viagem no tempo, levando-o há um futuro não muito distante, onde recordam com carinho a maneira que conduziram e regeram suas aulas dentro da disciplina de estagio supervisionado I no curso de Licenciatura em Artes cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, ressaltando a trajetória desenvolvida dentro do estágio supervisionado curricular I para que fosse possível realizar um trabalho lúdico que tivesse também um aprofundamento em um trabalho corporal, trabalhando para uma não dicotomização do corpo, mas sim, considerando o corpo como um corpo soma, onde imaginação e movimento comungam-se em um único exercício didático.  Se estiver interessado em acompanhar o pensamento destes autores sobre o tema deste trabalho, peço para que aperte os cintos, pois a viagem vai começar....

 

Biografía del autor/a

Robson Rodrigo MARQUES JUNIOR, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Cursa licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do sul, pesquisador bolsista IC/CNPq, tendo o atual projeto de pesquisa intitulado: MANIFESTO DE UM ARTISTIA NEGRO: Uma pesquisa de prática artística; e no ano 2017/18 o projeto :O corpo história, a teoria de Habitus e um olhar investigativo a cultura do funk como construção de uma identidade contemporânea; (Orientação: Prof Dr. Gabriela Di Donato Salvador Santinho). IC/CNPq 2016/2017 "O Teatro para Além da Fronteira da Cena investigando os "Palcos" de MS" vinculado ao grupo Nav(r)e (Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas) (Orientação: Prof. Dr. Marcos Antônio Bessa Oliveira) Atualmente trabalha como ator e diretor na Cia. do Caos. Ator Profissional DRT: 0044456/SP, formado pelo Curso Técnico em Arte Dramática-Senac Ribeirão Preto - SP. Trabalhou como ator profissional e produtor executivo na Cia do Cenas, estagiou na Cia Teatral Boccaccione. é membro do grupo de pesquisa teórico praticas em Danças Brasileira  - Renda que roda.  Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teatro e dança 

Publicado

2019-12-05

Cómo citar

MARQUES JUNIOR, R. R., FIGUIERÓ, L. L., ARAUJO, C. G., & ARAÚJO, K. S. (2019). EM NOSSAS AULAS DE ARTE O LÚDICO PELO LÚDICO NÃO CABE: A LUDICIDADE, A IMAGINAÇÃO E A FANTASIA DEVEM TORNA-SE CORPO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1154–1165. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5767