EM NOSSAS AULAS DE ARTE O LÚDICO PELO LÚDICO NÃO CABE: A LUDICIDADE, A IMAGINAÇÃO E A FANTASIA DEVEM TORNA-SE CORPO

Authors

  • Robson Rodrigo MARQUES JUNIOR Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Lana Luiz FIGUIERÓ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Christiane Guimarães ARAUJO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Keyla Santiago ARAÚJO

Abstract

Resumo: O presente relato de experiência, versa sobre a ludicidade, a fantasia e sobre a imaginação dentro das aulas de arte de dois estagiários que atuaram em duas escolas (ensino infantil e ensino fundamental 1) do municio de Campo Grande em Mato Grosso do Sul no ano de 2018, este trabalho foi concebido a partir das experiências vivadas pelos estagiários, somado aos estudos de Constantin Stanislavsky (2016), Jussara Miller (2005) e Márcia Strazacappa (2001). Todo trabalho foi escrito também de maneira lúdica, ancorado nos pressupostos da escrita poético-científica a partir de Ciane Fernandes (2008).  Os autores, caro leitor,  convidam-no para juntos realizarem uma viagem no tempo, levando-o há um futuro não muito distante, onde recordam com carinho a maneira que conduziram e regeram suas aulas dentro da disciplina de estagio supervisionado I no curso de Licenciatura em Artes cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, ressaltando a trajetória desenvolvida dentro do estágio supervisionado curricular I para que fosse possível realizar um trabalho lúdico que tivesse também um aprofundamento em um trabalho corporal, trabalhando para uma não dicotomização do corpo, mas sim, considerando o corpo como um corpo soma, onde imaginação e movimento comungam-se em um único exercício didático.  Se estiver interessado em acompanhar o pensamento destes autores sobre o tema deste trabalho, peço para que aperte os cintos, pois a viagem vai começar....

 

Author Biography

Robson Rodrigo MARQUES JUNIOR, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Cursa licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do sul, pesquisador bolsista IC/CNPq, tendo o atual projeto de pesquisa intitulado: MANIFESTO DE UM ARTISTIA NEGRO: Uma pesquisa de prática artística; e no ano 2017/18 o projeto :O corpo história, a teoria de Habitus e um olhar investigativo a cultura do funk como construção de uma identidade contemporânea; (Orientação: Prof Dr. Gabriela Di Donato Salvador Santinho). IC/CNPq 2016/2017 "O Teatro para Além da Fronteira da Cena investigando os "Palcos" de MS" vinculado ao grupo Nav(r)e (Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas) (Orientação: Prof. Dr. Marcos Antônio Bessa Oliveira) Atualmente trabalha como ator e diretor na Cia. do Caos. Ator Profissional DRT: 0044456/SP, formado pelo Curso Técnico em Arte Dramática-Senac Ribeirão Preto - SP. Trabalhou como ator profissional e produtor executivo na Cia do Cenas, estagiou na Cia Teatral Boccaccione. é membro do grupo de pesquisa teórico praticas em Danças Brasileira  - Renda que roda.  Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teatro e dança 

Published

2019-12-05

How to Cite

MARQUES JUNIOR, R. R., FIGUIERÓ, L. L., ARAUJO, C. G., & ARAÚJO, K. S. (2019). EM NOSSAS AULAS DE ARTE O LÚDICO PELO LÚDICO NÃO CABE: A LUDICIDADE, A IMAGINAÇÃO E A FANTASIA DEVEM TORNA-SE CORPO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1154–1165. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5767