MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO COTIDIANO DAS SALAS DE BEBÊS
Resumen
Este projeto é desenvolvido pelo Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. A partir de documentos, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, desenvolve-se ações para capacitar profissionais pedagogos a explorarem diferentes linguagens no cotidiano da Educação Infantil, especificamente com bebês. Para isso, valoriza-se a linguagem musical como promotora de integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos, capaz de contribuir com as aprendizagens das crianças - sujeitos ativos, curiosos e investigativos, as quais buscam e aproveitam oportunidades para explorar o contexto físico e o ambiente social. Os bebês, atendendo as premissas da Sociologia da Infância, são concebidos como promotores de cultura na interação com os pares, pois se comunicam e expressam vontades e preferências, antes de apresentarem linguagem oral desenvolvida. O projeto em andamento, que abarca ações de extensão e de pesquisa, ocorre em um centro de educação infantil, da cidade de Dourados, e envolve duas turmas de crianças de zero a dois anos de idade. No decorrer dos encontros, semanais, são desenvolvidos com as crianças atividades que favorecem que elas experimentem várias linguagens: explorações sensoriais, apreciação de histórias musicadas, brincadeiras com sons e ritmos, exploração de instrumentos e brincadeiras em espaços previamente organizados para descobertas. Ao final do projeto, as professoras das crianças participarão de uma pesquisa, serão entrevistadas para conhecermos sua avaliação acerca do proposto e verificar quais aprendizagens elas observaram nas crianças e as contribuições do projeto para sua prática docente. Até o presente momento, constata-se que desenvolver atividades que contemplem um diálogo entre a linguagem musical e outras linguagens para bebês é uma ação possível ao profissional pedagogo, mas exige estudos específicos.