II ENCONTRO BRINCANTE DE FÉRIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO FAZER DOCENTE DE PEDAGOGAS EM FORMAÇÃO
Resumo
RESUMO: A pesquisa, em andamento, trata-se de um estudo de caso que tem como objetivo analisar o que professoras em formação, estudantes do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, da Unidade de Dourados (MS) aprenderam em relação à docência por terem participado das atividades do “II Encontro brincante de férias”, ocorrido durante uma semana, no mês de janeiro de 2018. Os encontros brincantes são parte integrante do projeto de extensão “A linguagem musical na Educação Infantil: uma contribuição à implantação da Lei 11.769/08” e promovem vivências ligadas à linguagem musical para crianças de dois a doze anos de idade e lhes oportuniza vivências com múltiplas linguagens. Para realizar a pesquisa, tendo como base os conceitos de estudiosos e documentos oficiais que discutem o conceito de múltiplas linguagens e formação docente, como Márcia Gobbi, Lev Vygotsky e Sônia Kramer e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, aplicou-se um questionário com questões semiestruturadas, envolvendo as quatro professoras em formação em Pedagogia que atuaram no evento. Como resultado, a análise parcial da pesquisa indica que as estudantes avaliam sua participação nas atividades como fundamentais para constituírem-se como professoras. Entre as aprendizagens construídas elas afirmam que ampliaram o repertório cultural; aprenderam a ouvir as crianças; a planejar de forma diversificada utilizando múltiplas linguagens. Também perceberam que considerar as especificidades das crianças e atender suas necessidades oportuniza que elas sejam ativas e protagonistas no processo do desenvolvimento e aprendizagem. Por tudo isso, aliaram teoria e prática.
PALAVRAS-CHAVES: múltiplas linguagens. linguagem musical. formação docente.