DESAFIOS NA FORMAÇÃO, NOMEAÇÃO E ATUAÇÃO DO INSPETOR DE PÁTIO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS

Autores/as

  • Lusielle Portugal Duarte SEMED
  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual de Mato Grosso do SUl

Palabras clave:

Educação Básica, Trabalhadores da Educação, Inspetor de Pátio

Resumen

O presente artigo vinculado a Licenciatura em Letras/habilitação Português e
Espanhol da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), tem como objetivo
precípuo analisar a formação, a função e as atribuições do Inspetor de Pátio no município de
Dourados, Mato Grosso do Sul. Para compreender a assunção desta recente função nas
instituições escolares, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental. Questiona-se há
adequação de estudantes com nível médio e superior vinculados a diferentes cursos de
graduação, inclusive de bacharelados, desempenharem as atribuições descritas nos editais?
Pergunta-se ainda se a inserção destes trabalhadores não se confunde com o estágio
remunerado? A pesquisa empreendida indica que há distinções nas atribuições postas aos
inspetores de pátio nos editais publicados pela prefeitura em relação as que são realizadas
na prática cotidiana na educação municipal. Reconhecemos que os desvios de função que
ocorrem dentro das unidades educacionais expressam as diversas problemáticas presentes
na contratação, remuneração e formação destes profissionais. Podemos concluir que tais
práticas estão correlacionadas com a precarização do trabalho dos profissionais da
educação, oriundas das propostas politicamente e economicamente neoliberais.

Biografía del autor/a

Lusielle Portugal Duarte, SEMED

Lusielle Portugal Duarte, graduada em Licenciatura em Letras - Habilitação Português e Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.  Atuando como Agente de atividade Educacional no CEI Maria Alice Silvestre -CEI UFGD.

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do SUl

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 bolsa FAPESP. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Atuou na rede municipal de educação de São José do Rio Preto como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2000 a 2012), sendo professora formadora do Programa Pró-Letramento. Atuou como coordenadora e docente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela UEMS (2020-2021). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Ex-coordenadora do GT8 - Formação de Professores - da ANPEd-Região Centro-Oeste (2019-2020). Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da ANFOPE (Gestão 2021-2023). Membro de corpo editorial da Revista Colloquium Humanarum e do Conselho Editorial Nacional da Revista Retratos da Escola. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores. 

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Portugal Duarte, L., & Nunes Militão, A. (2025). DESAFIOS NA FORMAÇÃO, NOMEAÇÃO E ATUAÇÃO DO INSPETOR DE PÁTIO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10593

Número

Sección

2025 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)