A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO AUXILIAR
EM QUESTÃO O MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS
Palavras-chave:
Auxiliar de Sala/Inspetor de pátio; Pedagogia; Teoria e Prática; Educação Infantil; EstágiosResumo
O presente trabalho compõe o projeto de pesquisa Tecendo Saberes: narrativas de docentes e crianças sobre as escolas da infância e tem como objetivo tratar sobre a importância do curso de Pedagogia no desenvolvimento do trabalho do auxiliar sala/inspetor, cargo este introduzido pela Administração Municipal. Em 2022, um edital foi publicado para recrutar inspetores de pátio, cuja responsabilidade era auxiliar nas atividades cotidianas das turmas, incluindo o acompanhamento dentro das salas de aula nos Centros de Educação Infantil. Essa função desempenha um papel de extrema importância para estudantes do curso de graduação em pedagogia, pois viabiliza a integração entre a teoria e a prática profissional. A partir das teorias vivenciadas na universidade é possível analisar a vivência do ambiente escolar e a luz da teoria compreender as demandas. Autores como Pimenta e Lima (2004), abordam sobre a necessidade e a importância de os acadêmicos vivenciarem por um longo período a realidade das escolas, assim evitando o que VEENMAN (1988), denomina de choque com a realidade, diante disso a evasão dos professores iniciantes é menor. A metodologia utilizada envolveu pesquisa documental, análise de editais e entrevistas com estudantes de pedagogia que exerceram o cargo. Como resultado obtido a partir das entrevistas, foi considerado de extrema importância para os estudantes de pedagogia, proporcionando-lhes uma experiência da práxis que une teoria e prática enriquecedora em que é possível a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos através da universidade. Em suma, a reintrodução do cargo de auxiliar de sala/inspetor de pátio, apesar de não ter envolvimento de universidades e faculdades do município, desempenha um papel importante para aqueles que ocupam o cargo e são estudantes de cursos de licenciaturas como a Pedagogia, pois os acadêmicos realizam intersecções entre ambiente escolar e universidade.
Referências
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São
Paulo: Cortez, 2004.
VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser profesor: um análisis de la formación inicial.
In: VILLA, Alberto (coord.) Perpectivas y problemas de la función docente. Madrid
– Espanha: Narcea, 1988
EXECUTIVO, P. Diário Oficial do Município. Disponível em: <https://do.dourados.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/03-03-2022-SUPL.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2023.