A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO AUXILIAR

EM QUESTÃO O MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS

Autores

  • Maria Vitória Costa Lima De Aquino UFGD
  • Igor Ramos UFGD

Palavras-chave:

Auxiliar de Sala/Inspetor de pátio; Pedagogia; Teoria e Prática; Educação Infantil; Estágios

Resumo

O presente trabalho compõe o projeto de pesquisa Tecendo Saberes: narrativas de docentes e crianças sobre as escolas da infância e tem como objetivo tratar sobre a importância do curso de Pedagogia no desenvolvimento do trabalho do auxiliar sala/inspetor, cargo este introduzido pela Administração Municipal. Em 2022, um edital foi publicado para recrutar inspetores de pátio, cuja responsabilidade era auxiliar nas atividades cotidianas das turmas, incluindo o acompanhamento dentro das salas de aula nos Centros de Educação Infantil. Essa função desempenha um papel de extrema importância para estudantes do curso de graduação em pedagogia, pois viabiliza a integração entre a teoria e a prática profissional. A partir das teorias vivenciadas na universidade é possível analisar a vivência do ambiente escolar e a luz da teoria compreender as demandas. Autores como Pimenta e Lima (2004), abordam sobre a necessidade e a importância de os acadêmicos vivenciarem por um longo período a realidade das escolas, assim evitando o que VEENMAN (1988), denomina de choque com a realidade, diante disso a evasão dos professores iniciantes é menor. A metodologia utilizada envolveu pesquisa documental, análise de editais e entrevistas com estudantes de pedagogia que exerceram o cargo. Como resultado obtido a partir das entrevistas, foi considerado de extrema importância para os estudantes de pedagogia, proporcionando-lhes uma experiência da práxis que une teoria e prática enriquecedora em que é possível a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos através da universidade. Em suma, a reintrodução do cargo de auxiliar de sala/inspetor de pátio, apesar de não ter envolvimento de universidades e faculdades do município, desempenha um papel importante para aqueles que ocupam o cargo e são estudantes de cursos de licenciaturas como a Pedagogia, pois os acadêmicos realizam intersecções entre ambiente escolar e universidade.

 

Referências

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São

Paulo: Cortez, 2004.

VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser profesor: um análisis de la formación inicial.

In: VILLA, Alberto (coord.) Perpectivas y problemas de la función docente. Madrid

– Espanha: Narcea, 1988

EXECUTIVO, P. Diário Oficial do Município. Disponível em: <https://do.dourados.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/03-03-2022-SUPL.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2023.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Costa Lima De Aquino, M. V., & Ramos Couto, I. (2023). A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO AUXILIAR: EM QUESTÃO O MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8949