A VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA: TRABALHADORES DE APOIO TÉCNICO-OPERACIONAL NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADUAL NA CIDADE DE DOURADOS-MS

Autores

Palavras-chave:

Funcionários de escola, Serviço de escola, Profissionais da educação

Resumo

Esse trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD). Analisou a valorização dos profissionais da educação que atuam nas escolas de educação básica no setor administrativo, exercendo suas funções na secretaria, portaria, cozinha, inspeção de alunos, limpeza, técnico bibliotecário e vigia. Deste modo, tem o objetivo de compreender os elementos constitutivos da valorização dos profissionais da educação, funcionários de Apoio Técnico-Operacional, da Rede Estadual de Ensino do município de Dourados-MS. Especificando os objetivos conceituou a valorização dos funcionários de Apoio Técnico-Operacional; Caracterizou o lócus da pesquisa e o seu marco legal, no contexto das escolas Estaduais de Dourados-MS, considerando o quadro de funcionários efetivos e terceirizados; Analisou a valorização profissional na percepção destes funcionários de escola. Ancora-se em abordagem qualitativa, recorrendo aos procedimentos de coleta de dados, o questionário semiestruturado e a entrevista. Constatou-se que esses profissionais possuem uma valorização mediante formação técnica profissional do Profuncionário mas complementaram suas formações em nível superior e não foram valorizados, eles não possuem Planos de Cargo e Carreira e não têm uma participação nas decisões da gestão escolar.

Biografia do Autor

Adilina Menezes Francisco, Pós-graduanda em Mestrado pela UFGD

Pós-graduanda em educação pela UFGD, bolsista pela CNPq, graduada em Pedagogia pela UEMS, reside em Dourados-MS.

Referências

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RESPONDENTE, 01. Depoimento (ago. 2022). Entrevistadora. Adilina Menezes. Dourados: Escola H, 2022. Entrevista pessoal (101 perguntas). Concedida para a pesquisa sobre a Valorização Profissional dos Servidores de Apoio Técnico-Operacional.

RESPONDENTE, 8. Depoimento (ago. 2022). Entrevistadora. Adilina Menezes. Dourados: Escola H, 2022. Entrevista pessoal (101 perguntas). Concedida para a pesquisa sobre a Valorização Profissional dos Servidores de Apoio Técnico-Operacional.

RESPONDENTE, 9. Depoimento (ago. 2022). Entrevistadora. Adilina Menezes. Dourados: Escola H, 2022. Entrevista pessoal (101 perguntas). Concedida para a pesquisa sobre a Valorização Profissional dos Servidores de Apoio Técnico-Operacional.

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RESPONDENTE, 18. Depoimento (ago. 2022). Entrevistadora. Adilina Menezes. Dourados: Escola H, 2022. Entrevista pessoal (101 perguntas). Concedida para a pesquisa sobre a Valorização Profissional dos Servidores de Apoio Técnico-Operacional.

RESPONDENTE, 30. Depoimento (ago. 2022). Entrevistadora. Adilina Menezes. Dourados: Escola H, 2022. Entrevista pessoal (101 perguntas). Concedida para a pesquisa sobre a Valorização Profissional dos Servidores de Apoio Técnico-Operacional.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Francisco, A. M., & PERBONI, F. (2023). A VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA: TRABALHADORES DE APOIO TÉCNICO-OPERACIONAL NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADUAL NA CIDADE DE DOURADOS-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8924

Edição

Seção

2023 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)

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