O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM OLHAR CRÍTICO VISANDO HUMANIZAÇÃO

Authors

Abstract

O presente artigo pretende apresentar algumas problemáticas envolvendo o currículo de formação do pedagogo, profissional o qual é responsável pela formação de dezenas de crianças todos os anos, fato este que nos leva a (re)pensar os métodos utilizados para a boa formação docente, aderindo mais relevância ao currículo utilizado. Para isso, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica a fim de compreender de fato, o que é a pedagogia, quem é o pedagogo, qual a importância de um bom currículo para embasar essa formação, e principalmente, analisar de maneira crítica e construtiva a formação profissional dos pedagogos, qual a importância de uma boa qualificação e quais as consequências da falta dela, almejando via pedagogia uma plena humanização dos indivíduos. Em linhas gerais, o currículo de formação de professores-pedagogos deve se tornar um problema emergente nas universidades, para que se alcance um processo de formação que possa atender satisfatoriamente as escolas e instituições de ensino de todo o país. Pensar a educação como ferramenta de humanização humana e um meio de transformação social, é indispensável pensar a formação e conscientização do pedagogo como o principal alicerce dessa construção, pois é através dele e do suporte do estado que as mudanças necessárias em fim podem acontecer.

Published

2019-12-05

How to Cite

JARDIM, F. O. (2019). O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM OLHAR CRÍTICO VISANDO HUMANIZAÇÃO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 147–158. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5838