O ESTADO DO CONHECIMENTO FRENTE AO GRUPO DE TRABALHO – EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS REUNIÕES NACIONAIS DA ANPED (2013 a 2017)
Abstract
Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Tem como objetivo analisar parte dos trabalhos acadêmicos publicados no Grupo de Trabalho 15- Educação Especial, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Para tal levantamento, foram selecionados 73 resumos dos trabalhos aprovados/apresentados nas reuniões nacionais dos anos de 2013, 2015 e 2017, com base nos seguintes descritores: a modalidade de apresentação, gênero, titulação dos autores, financiamento, região brasileira, temas principais (palavras-chave) e a metodologia utilizada. Com base nos dados coletados pode-se observar 37ª Reunião Nacional realizada em Florianópolis/SC teve o maior número de participação com 31 trabalhos apresentados. A predominância ficou no gênero feminino, com 68% autores(as) com título de doutorado e e 27% com o mestrado concluídos, havendo destaque de maior quantitativo de doutores(as) na 37ª Reunião. A CAPES e a CNPq foram as maiores financiadoras das pesquisas na área de educação, com 25% dos 73 trabalhos submetidos e aprovados. A região Sul foi a mais participante no ano de 2017, atingindo 43% do total de publicações. Vale o ressaltar que o evento aconteceu em Florianópolis/SC. A metodologia mais utilizada nas investigações foi a análise documental com 43% dos trabalhos apresentados. Todos os trabalhos discutiram a educação especial: políticas, práticas pedagógicas e formação de professores.
Palavras-chave: Estado do Conhecimento. Grupo de Trabalho da Anped. Educação Especial.