A DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE TEXTOS CIENTÍFICOS: EXPERIÊNCIA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA-MOODLE

Authors

  • Angela Hess GUMIEIRO UFGD

Abstract

RESUMO: O presente texto trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvido da disciplina de Laboratório de Textos Científicos, que compõe a grade curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvido na modalidade a distância pela Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo é discutir sobre as experiências da equipe de professor e tutores com relação ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente virtual de aprendizagem AVA-Moodle. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) aderiu, em 2009, ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), e esse foi o passo inicial para uma série de ações que visam à oferta de cursos de capacitação, graduação e pós-graduação por meio da Educação a Distância. A criação do curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância, pela UFGD em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, visa ampliar em médio prazo a oferta de cursos superiores por instituições públicas, na área de formação de professores. Para a realização do estudo foi utilizada a pesquisa de natureza bibliográfico-documental e observação conforme Gil (1999). Chega-se a algumas conclusões acerca do uso de ambientes virtuais para a aprendizagem dos estudantes, destaca-se que juntamente com a equipe de professor e tutores foi possível a atender as demandas quanto à organização e atualização dos conteúdos, os meios de acesso ao material e a implementação de atividades avaliativas compatíveis com a exigência da disciplina.

 

PALAVRAS-CHAVE: Laboratório de Textos Científicos. AVA-Moodle. Mediação pedagógica

Published

2018-06-01

How to Cite

GUMIEIRO, A. H. (2018). A DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE TEXTOS CIENTÍFICOS: EXPERIÊNCIA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA-MOODLE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4636