A CASA DA MÃE JOANA E O USO DO DICIONÁRIO: o estudo do léxico nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Leticia Mayara Fernandes FRUTOS UEMS
  • Carla Regina de Souza FIGUEIREDO

Resumo

Neste trabalho, demonstrar-se-á a viabilidade de introduzir a obra A
Casa da mãe Joana 1 e 2: curiosidades nas origens das palavras, frases e
marcas (2016), de Reinaldo Pimenta, como material paradidático para subsidiar
não só o processo de aquisição de vocabulário e, consequentemente, a
aprendizagem da leitura e da escrita, como também corroborar com o ensino
sobre a etimologia das palavras, referendando o conhecimento em dicionários
escolares, conforme previu a Base nacional Comum Curricular (BNCC), ao
eleger a semântica como um conhecimento linguístico operante nas práticas de
linguagem a ser tratado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (BRASIL,
2017, p.81). A escolha de A casa da mãe Joana 1 e 2: curiosidades nas
origens das palavras, frases e marcas se deu pela abordagem leve e
descontraída de Pimenta ao tratar de palavras e sintagmas nominais que
fizeram ou fazem parte da vida das pessoas, trazendo informações sobre a
origem e/ou a provável motivação das expressões fraseológicas, afinal, quem
nunca teve curiosidade em saber onde surgiu e o que significa: “Agora Inês é
morta”; “bicho de sete cabeças”, “cor de burro quando foge”; “falar pelos
cotovelos”; “lágrimas de crocodilo”; “quem ama o feio, bonito lhe parece” e “tirar
o cavalo da chuva”? Fundamentado-se, especialmente, nas contribuições da
Lexicografia Pedagógica, Lexicologia e Fraseologia, observou-se nos
dicionários de língua portuguesa do tipo 3 (Aurélio Júnior: dicionário escolar de
língua portuguesa; Saraiva Jovem: dicionário da língua portuguesa ilustrado;
Minidicionário Caldas Aulete da língua portuguesa) - destinados aos anos finais
do Ensino Fundamental e distribuídos pelo Plano Nacional do Livro Didático
(PNLD) às escolas públicas - disponíveis na biblioteca da Escola Estadual
Fernando Corrêa da Costa, em Rio Brilhante (MS), que embora os
fraseologismos apareçam por vezes como exemplos ou abonações nos
dicionários, a motivação dessas combinações sintagmáticas pode ser
esclarecida quando a leitura de uma obra literária como a selecionada se dá.
Além disso, no processo de consulta e verificação se constam ou não as sete
expressões citadas nos dicionários inventariados na biblioteca, o professor terá
uma ótima oportunidade de explorar, inclusive, que informações constam nas
obras lexicográficas acessadas, quais critérios foram adotados na organização
de cada uma dessas, ampliando significativamente o conhecimento do alunado
quanto ao manuseio do dicionário e o seu uso sistemático em aulas de língua
materna.

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Publicado

11/07/2021

Como Citar

FRUTOS, L. M. F., & FIGUEIREDO, C. R. de S. (2021). A CASA DA MÃE JOANA E O USO DO DICIONÁRIO: o estudo do léxico nos anos finais do Ensino Fundamental. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–19. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7463

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