A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO Português: linguagens 6º ano do EF
Resumo
A partir das recomendações oficiais, como as trazidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas orientações do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), de que cabe a escola o acesso à norma-padrão bem como à valorização das variantes linguísticas que cada aluno traz consigo, investigou-se como o tema variação linguística foi abordado na obra Português: linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2015) destinada ao 6º ano do Ensino Fundamental. A escolha do livro se deu por ser indicado no Guia do PNLD e adotado em escolas da rede estadual de ensino no município de Dourados - MS. Contribuições como as de Bagno (2007; 2013) e Lima (2014) delinearam o percurso metodológico da análise do corpus da pesquisa e os fundamentos teóricos, sobretudo da Sociolinguística, embasaram o trabalho. Compilou-se o capítulo 02 da obra e se observou como o trecho respondeu ao roteiro proposto por Bagno (2007) e Lima (2014). Cumpriu-se o requisito “tratar da variação linguística”, associando o fenômeno da heterogeneidade da língua manifesto na fala reproduzida em gêneros textuais como tiras, campanhas publicitárias, fábula e conto, e, na escrita, abordou-se a questão da formalidade ou não do contexto de produção textual a partir grau de monitoramento do locutor ao considerar o interlocutor e a mensagem que se deseja transmitir (e-mail e notícia). Destaca-se como um aspecto positivo, a preocupação dos autores em disponibilizar conceitos básicos referentes à temática heterogeneidade da língua (variável, variante e variedade linguísticas) para professores e alunos iniciarem um debate reflexivo sobre questões como preconceito linguístico. Como ponto a ser revisto pelos docentes que têm Português: linguagens 6 entre os instrumentos de suas práticas de ensino, um alerta quanto à ausência de informações sobre a pluralidade de línguas no Brasil e, consequentemente, da possibilidade de considerar o contato linguístico um meio eficaz para estudar os processos de variação.