A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO Português, 3º ano do Ensino Médio
Resumo
A partir das recomendações oficiais, como as trazidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), analisar-se-á como a obra Português, da coleção Ser Protagonista (BARRETO, et al. 2010), destinada ao 3º ano do Ensino Médio, abordou a temática variação linguística, uma vez que se prevê ao componente curricular língua portuguesa a mobilização do(s) letramento(s) por meio de textos em que os alunos reconheçam diversas práticas de uso da língua considerando as necessidades de interação nos diferentes contextos de produção. Adotou-se, como parâmetro avaliativo, as perguntas formuladas por Bagno (2007) e Lima (2014) sobre a adequação do tratamento dado pelos livros didáticos (LD) aos fenômenos de variação e de mudança linguísticas, além das contribuições da Sociolinguística. Observou-se que Barreto (et al. 2010) a) utilizaram diferentes gêneros textuais em que as variantes linguísticas representavam situações reais de uso da língua; b) a variação no LD não se limitou ao sotaque e ao léxico, uma vez que fenômenos gramaticais também foram contemplados; c) explicitaram que a variação ocorre tanto na fala quanto na escrita; d) exemplificou por meio de gírias da língua brasileira de sinais (Libras) a variação diatópica; e e) distinguiram a norma-padrão dos usos linguísticos autênticos dos falantes urbanos letrados (norma-culta). Mesmo que Português não seja o LD adotado na escola, está na biblioteca entre as obras disponíveis para escolha do professor, por isso, acredita-se que o resultado deste trabalho contribuirá na preparação de aulas de língua portuguesa sobre variação linguística.