DESAFIOS NA FORMAÇÃO, NOMEAÇÃO E ATUAÇÃO DO INSPETOR DE PÁTIO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS
Palavras-chave:
Educação Básica, Trabalhadores da Educação, Inspetor de PátioResumo
O presente artigo vinculado a Licenciatura em Letras/habilitação Português e
Espanhol da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), tem como objetivo
precípuo analisar a formação, a função e as atribuições do Inspetor de Pátio no município de
Dourados, Mato Grosso do Sul. Para compreender a assunção desta recente função nas
instituições escolares, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental. Questiona-se há
adequação de estudantes com nível médio e superior vinculados a diferentes cursos de
graduação, inclusive de bacharelados, desempenharem as atribuições descritas nos editais?
Pergunta-se ainda se a inserção destes trabalhadores não se confunde com o estágio
remunerado? A pesquisa empreendida indica que há distinções nas atribuições postas aos
inspetores de pátio nos editais publicados pela prefeitura em relação as que são realizadas
na prática cotidiana na educação municipal. Reconhecemos que os desvios de função que
ocorrem dentro das unidades educacionais expressam as diversas problemáticas presentes
na contratação, remuneração e formação destes profissionais. Podemos concluir que tais
práticas estão correlacionadas com a precarização do trabalho dos profissionais da
educação, oriundas das propostas politicamente e economicamente neoliberais.
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