A LEITURA E A ESCRITA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Mary Anne da Paixão Amaral UEMS
  • Tayara Alexandra Mendes Gattas UEMS

Palavras-chave:

Ensino remoto, comunicação

Resumo

Este trabalho tem por objeto discutir o Projeto da Residência Pedagógica que tem como tema Leitura e Escrita: descobertas da comunicação, em desenvolvimento na Escola Municipal Frederico Soares no município de Campo Grande – MS, atuando no Grupo 4, no período vespertino, com crianças de 4 anos. O objetivo do projeto é promover experiências nas quais as crianças possam aprimorar a criatividade e a relação com as diferentes manifestações da linguagem verbal, favorecendo a manifestação de ideias e sentimentos sobre as vivências por meio da linguagem oral, de desenhos e outras formas de expressão. Em virtude da pandemia provocada pelo covid-19, as aulas ocorreram apenas de forma remota em ambiente virtual. Em termos metodológicos, a escola disponibilizou acesso à plataforma Classroom, onde semanalmente postávamos as atividades em formato de vídeos de produção própria, através de mecanismos tecnológicos produzimos conteúdos que favorecessem o aprendizado com leveza, criatividade e animação. Os vídeos produzidos traziam contação de histórias, discussão das histórias apresentadas relacionando-as com o cotidiano das crianças, cantigas populares para uma compreensão da importância das músicas para a cultura regional, propostas de desenhos como forma de registro da imaginação e criação da criança, de modo geral, as atividades foram adaptadas à realidade dos alunos de maneira que fosse possível sua realização. Para tanto, em algumas atividades pedimos a participação dos pais com o auxílio na escrita do nome das crianças. Embora não tenhamos recebido as devolutivas das atividades propostas da maioria das crianças, por motivos diversos, como a falta de recursos tecnológicos para visualizarem a plataforma e por falta de tempo dos responsáveis para postagem do material, obtivemos um resultado profissional que vale ser mensurado, uma vez que a preparação das aulas demandou grande conhecimento tecnológico de áudio e visual, para isso aprendemos a produzir, gravar e editar vídeos. Inferimos que talvez os conteúdos desenvolvidos nos vídeos não tenham trazido o retorno esperado, visto a falta de respostas na plataforma, mas nos trouxe dois fatos notórios: a realidade de educação brasileira e capacidade de adaptação dos profissionais da educação frente às adversidades. O conteúdo proposto nos vídeos nos capacitou a um novo nível da educação, nos tornando mais dinâmicos e dispostos a irmos além dos muros da escola.

Referências

Sem referências

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

da Paixão Amaral, M. A., & Mendes Gattas, T. A. . (2021). A LEITURA E A ESCRITA EM TEMPOS DE PANDEMIA. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8189

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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