A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ESTUDOS TURÍSTICOS I

Autores

  • Emilly Moreira Lescano Acadêmica do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Dourados. Bolsista do Programa de Monitoria da UEMS
  • Camila de Brito Quadros Docente do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Dourados. Disciplina: Estudos Turísticos I

Palavras-chave:

Ensino, Monitoria, Turismo

Resumo

O programa institucional de monitoria da UEMS tem como objetivo contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico nos processos de ensino e de aprendizagem, além de proporcionar a interação e o contato entre estudantes monitorados e o monitor de determinada disciplina. Especificamente a disciplina Estudos Turísticos I, ofertada no curso de Turismo da UEMS/Dourados, tem como principal finalidade compreender, de maneira introdutória, o fenômeno turístico, sua origem, diferentes tipologias, demandas, ofertas, impactos e comportamento mercadológico, bem como as diferentes áreas de atuação profissional, principais tendências e perspectivas mundiais para o desenvolvimento turístico. É importante salientar que durante o 1o semestre letivo de 2021, a referida disciplina foi ofertada em regime de ensino remoto emergencial, devido ao contexto pandêmico, sendo o período vigente da mesma: 5/4 a 13/8/2021. Nesse sentido, e como estratégia pedagógica e metodológica, a estudante monitora estabeleceu primeiramente um contato com os estudantes a serem monitorados, que ocorreu através do preenchimento de um questionário via plataforma Google Forms, no qual era proposta uma abordagem inicial através de questionamentos sobre principais dificuldades na realização da disciplina, disponibilidade de agendamento e atendimento da monitoria, dentre outros aspectos que contribuíram para a identificação dos elementos que deveriam ser estabelecidos durante o processo de ensino e aprendizagem. Com os resultados obtidos desse primeiro contato, foram combinados dia e horário fixos para atendimento, ofertados via plataforma Google Meet, demonstrando também disponibilidade para auxiliar os estudantes em outros momentos que poderiam ser agendados pelos canais de comunicação on-line, como e-mail e Whats App. Desse modo, é possível considerar o bom rendimento final da disciplina na turma do 1o ano, com diversas dúvidas para serem esclarecidas, fortalecendo assim o aproveitamento do estudante e a melhoria do aprendizado da monitora. Apesar disso, a procura pela monitoria não se deu por todo o grupo de estudantes durante o seu período de oferta. Contudo, é possível notar a importância de um monitor para auxiliar o professor diante das disciplinas, além de ser fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, sendo um benefício para os monitores que têm a possibilidade de rever conteúdos e aprimorar os conhecimentos acerca da disciplina a ser monitorada e, consequentemente, novamente estudada. Como depoimento pessoal, aprendi o quanto será importante para a minha vida profissional, uma experiência com criação de laços de aprendizagem e amizades que estão em busca por um objetivo final.

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Moreira Lescano, E., & de Brito Quadros, C. (2021). A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ESTUDOS TURÍSTICOS I. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8213

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS