IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Cláudia Maria Gil Pequito UEMS
  • Rosa de Fátima de Fátima Evaristo UEMS

Palavras-chave:

Escola, Diversidade, Equidade

Resumo

O presente projeto de Residência Pedagógica (RP) do MEC, que oportuniza aos acadêmicos do curso de Pedagogia, licenciatura, estabelecer uma relação entre a teoria aprendida nas Instituições de Ensino Superior (IES), e a práxis do cotidiano nas escolas públicas de educação básica, visa analisar as construções socioculturais das relações étnico/raciais, a fim de problematizá-las, junto aos estudantes do 5º Ano, do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal José Dorilêo de Pina, situada no município de Campo Grande – MS. Articula-se com o curso de graduação licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, no período de 2020 a 2021. O objetivo é oportunizar aos estudantes a realização de atividades que propiciem o conhecimento e valorização das culturas, indígenas e de matrizes africanas. A escola como espaço que reflete valores socioculturais, pode ajudar a formar o pensamento crítico de seus alunos, para que compreendam e analisem as origens de conflitos, intolerâncias, preconceitos, racismo e injustiças sociais. Objetivos específicos foram traçados do micro para o macro, era preciso falar sobre a herança multicultural do nosso estado, levantar as origens das famílias dos estudantes. O desafio enfrentado foi a comunicação com os estudantes em meio ao ensino remoto na atual conjuntura pandêmica da Covid19. Nesse cenário de distanciamento social, adotamos a plataforma digital do Facebook, que já estava sendo utilizada pela escola - campo, como também desenvolvemos cadernos de atividades impressos, que foram anexados aos da escola e disponibilizados aos estudantes, visto que a maioria são excluídos digitais, sendo a comunidade atendida muito carente. Nessa perspectiva contamos com os aportes teóricos nas áreas da educação, infância e das relações étnico/raciais, tanto para a escolha das atividades elaboradas (vídeos, músicas, histórias, caderno de atividades), como para a análise da produção das crianças. Esperamos que essas ações contribuam para sensibilizar as comunidades acadêmicas, docentes da rede pública de ensino fundamental, e das políticas públicas, à necessidade urgente da visibilização (valoração) das minorias éticas/raciais. Nesse contexto a experiência da RP está sendo muito significativa para a dupla, tanto na percepção das dinâmicas do ensino na escola, mesmo que de forma remota (ERE), elaboração de vídeos, planos de aula, conteúdos, bem como a resposta dos estudantes que foi muito positiva à proposta.

Referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Gil Pequito, C. M., & de Fátima Evaristo, R. de F. (2021). IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8230

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS