O USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Carla Gabrielle da Silva SOUZA Universidade Federal da Grande Dourados
  • Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO UFGD

Resumo

Os processos ensino e de aprendizagem dirigem-se inovando com o tempo, juntamente com a sociedade que muda em torno dos avanços das tecnologias as quais se modificam a todo instante. Por este motivo devemos como futuros professores precisamos compreender e buscar alternativas para fazermos uso destas tecnologias em nossas futuras aulas. Trazendo para a escola diferentes métodos de ensino que extrapolem o método tradicional de ensino da matemática o qual é pautado na tríade definição, exemplo e exercício, uma vez que no movimento das tecnologias não podemos ficar distantes delas. Não é difícil notar que, a tecnologia é o que os alunos mais utilizam durante todo o tempo, seja um jogo, vídeos na internet, software, aplicativos e entre outros. Logo para chamarmos a atenção dessas crianças e adolescentes temos que utilizar um método de ensino diferente do qual eles estão acostumados e assim acreditamos que um método de ensino como o uso de materiais didáticos diferenciados seja uma alternativa. Nesta perspectiva apresentamos neste trabalho a proposta de Projeto de Ensino da Graduação – PEG desenvolvida na disciplina de Informática na Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da UFGD que visa a elaboração de um livro digital pelos alunos da disciplina composto por possibilidades para o uso da tecnologia em aulas de matemática. O projeto já está em sua quinta edição e tem evidenciado a importância de integrar os recursos digitais no fazer docente.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

SOUZA, C. G. da S., & FIGUEIREDO, T. D. (2019). O USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 1. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5836

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>