O USO DE DICIONÁRIOS EM SALA DE AULA: A TRANSIÇÃO ENTRE O 5º E O 6º ANOS VIA MANIA DE EXPLICAÇÃO DE ADRIANA FALCÃO

Autores

  • Carla Regina de Souza FIGUEIREDO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Marlilene Duarte Segóvia de JESUS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar a importância do livro Mania de Explicação de Adriana Falcão como obra literária e a relação deste com os dicionários do tipo 2 e tipo 3 determinados para uso nas escolas pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD. Pretende-se, a partir das leituras de Biderman (2004), Coroa (2011), Krieger (2012) Rangel (2011) e Faria (2013), dentre outros, criar uma estrutura para compreender a inserção do livro de Falcão (2013) como material pedagógico nas salas de aula dos 6º anos da rede de ensino. Para tanto, a pesquisa iniciou-se com um levantamento bibliográfico, leitura de obras sobre a temática escolhida, coleta de dados que apontassem referências sobre o uso da obra em sala de aula e a análise da obra em si, objeto de pesquisa deste trabalho.  Além disto, este trabalho teve como meta, a partir da obra de Falcão (2013), introduzir o uso do dicionário tipo 3, por conseguinte, esclarecer a importância desse enquanto recurso didático para subsidiar o processo de aquisição do vocabulário e aprendizagem da leitura e escrita.   Os resultados obtidos apontam que a obra Mania de Explicação apresenta um texto fluído e de fácil entendimento. A pesquisa se constitui em uma riquíssima fonte de conhecimento para novos trabalhos, uma vez que demonstrará a tipificação dos dicionários (características) a partir dos critérios referentes à etapa de ensino a que se destina e pela quantidade de verbetes.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

FIGUEIREDO, C. R. de S., & JESUS, M. D. S. de. (2019). O USO DE DICIONÁRIOS EM SALA DE AULA: A TRANSIÇÃO ENTRE O 5º E O 6º ANOS VIA MANIA DE EXPLICAÇÃO DE ADRIANA FALCÃO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 237–252. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5740

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)