MONITORIA ENTRE PARES: Um recurso para potencializar a aprendizagem colaborativa
Palavras-chave:
Monitoria entre pares; Aprendizagem colaborativa; Educação Básica; Equidade; Protagonismo estudantil.Resumo
O presente relato descreve uma experiência pedagógica de monitoria entre pares implementada no Ensino Fundamental II da Escola SESI Dourados. Trata-se de um estudo de caso que evidencia como a interação entre colegas pode potencializar a aprendizagem colaborativa, o protagonismo estudantil e a equidade. A metodologia consiste na formação de duplas entre estudantes com maior domínio dos conteúdos e colegas com dificuldades, nomeados respectivamente de "anjos" e "mortais". A experiência revelou melhora no desempenho acadêmico, especialmente nas atividades formativas, e redução das diferenças de status entre os alunos. As conclusões reforçam a importância da mediação docente e da valorização de múltiplas inteligências para promover ambientes de aprendizagem mais democráticos e eficazes.
Referências
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
DAMÁSIO, Antonio R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. 1, p. 173-189, jan./abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908. Acesso em: 22 jul. 2025.
LOTAN, R. Ensinando os professores a construir salas de aula equitativas. In: COHEN, E.; LOTAN, R. Working for equity in heterogeneous classrooms: sociological theory in practice. New York: Teachers College Press, 2006.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas: Papirus, 2007.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZIMMERMAN, Barry J. Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into Practice, v. 41, n. 2, p. 64–70, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 23 jul. 2025.
PINO, Ángel. Educação e afetividade: a construção da subjetividade na escola. Petrópolis: Vozes, 2005.