MONITORIA ENTRE PARES: Um recurso para potencializar a aprendizagem colaborativa

Authors

  • Thaize Soares Oliveira UFGD
  • Jonatas Cavalcante Ribeiro UFGD

Keywords:

Monitoria entre pares; Aprendizagem colaborativa; Educação Básica; Equidade; Protagonismo estudantil.

Abstract

O presente relato descreve uma experiência pedagógica de monitoria entre pares implementada no Ensino Fundamental II da Escola SESI Dourados. Trata-se de um estudo de caso que evidencia como a interação entre colegas pode potencializar a aprendizagem colaborativa, o protagonismo estudantil e a equidade. A metodologia consiste na formação de duplas entre estudantes com maior domínio dos conteúdos e colegas com dificuldades, nomeados respectivamente de "anjos" e "mortais". A experiência revelou melhora no desempenho acadêmico, especialmente nas atividades formativas, e redução das diferenças de status entre os alunos. As conclusões reforçam a importância da mediação docente e da valorização de múltiplas inteligências para promover ambientes de aprendizagem mais democráticos e eficazes.

Author Biographies

Thaize Soares Oliveira, UFGD

Professora na Rede SESI e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD. thaize.oliveira@sesims.com.br

Jonatas Cavalcante Ribeiro, UFGD

Professor na Rede SESI pós-graduado em psicologia da educação e aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD. jonatas.ribeiro@sesims.com.br

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Published

2025-12-05

How to Cite

Soares Oliveira, T., & Cavalcante Ribeiro, J. (2025). MONITORIA ENTRE PARES: Um recurso para potencializar a aprendizagem colaborativa. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10617